Curiosidades

Tirar uma boa fotografia é fundamental para diversas finalidades, desde aquele post legal nas redes sociais até para vender um produto em um e-commerce. Existem bancos com imagens gratuitas, mas elas não servem para todas as situações, sendo impessoais, então o jeito é caprichar nas fotos autorais.

Para quem gosta do assunto, pode ser legal fazer um curso de fotografia, onde vão ser passadas todas as técnicas e recursos para uma boa foto, como aplicar a regra dos terços. Nessa postagem, vamos passar algumas dicas que podem te ajudar a começar.

Centralizar? Nem sempre, mas pode ser necessário.

A centralização das imagens pode fazer sentido quando o fundo também for equilibrado e simétrico. Há alguns casos onde essa máxima popular não se aplica, por serem perdidos alguns elementos importantes, ou porque o fundo não é regular.

Para fotos de catálogo de produtos, como aquelas que vão aparecer em e-commerce, é interessante já centralizar antes da edição. Nas fotos de perfil em redes sociais, também, pois elas são cortadas em formato circular e, se a foto fica deslocada, pode gerar um efeito final não harmônico.

Sua visão é o seu monitor

É preciso cuidar que o que vai ficar registrado na foto é o que aparece no monitor de seu celular ou câmera, e não o que você está vendo com seus próprios olhos. Prestar atenção nesse fato permite que você posicione adequadamente sua câmera, por vezes mais longe do que você precisaria estar com seus olhos em relação ao objeto a fotografar.

Ajuste o foco da sua câmera

Em câmeras fotográficas ou até nos celulares, é possível ajustar o foco da câmera. O ajuste de foco dá um efeito interessante por destacar alguns elementos e deixar outros menos nítidos, levando à clareza de dois planos de imagem e de profundidade.

Ajustar o foco nos celulares, tanto com Android como iOS, é muito simples. Basta apertar no local do monitor onde o foco deve ficar fixo e soltar. Como cada foto pode precisar de um foco diferente, o foco fixo só é mantido até a primeira foto tirada, sendo necessário, se desejado, configurar a cada nova foto.

A luz é amiga e inimiga

A captura de imagens depende da luz no ambiente e incidente na câmera. É importante que o objeto a fotografar esteja iluminado, e que a luz não esteja incidindo sobre a câmera.

Não é sempre que se pode escolher o local onde a foto será tirada, e se há muita luz incidente na câmera, é preciso configurá-la. No celular, é preciso ativar o modo profissional e reduzir a luz incidente, melhorando a foto. Na câmera fotográfica, seja ela comum, semiprofissional e profissional, ajustar a abertura do diafragma.

Escolha a câmera de acordo com a necessidade

Para fotografias que vão ser usadas em uma rede social, os celulares conseguem atender bem, entregando fotos de boa qualidade e tamanho de arquivo adequado. Quando há necessidade de usos mais profissionais, a demanda pode ser outra.

Os usos profissionais envolvem livros, materiais impressos e impressões de grande tamanho, que vão em placas no comércio, internas e externas. Nesses usos, uma imagem de celular poderia extrapolar o limite dos pixels e ficar marcada, levando a um efeito visual péssimo.

Para cada um desses usos, deve-se escolher uma câmera, quando possível. Todo aparelho profissional possui um custo e vida útil associada ao número de fotografias tiradas, logo, quando a responsabilidade é menor, não faz sentido usar um equipamento melhor e mais caro.

Capriche no enquadramento

Foto é uma expressão artística e criativa, então é muito legal pensar no que vai estar naquela foto. Fotos criativas envolvem coisas inusitadas, jogos de sombras ou com o tamanho dos objetos. Também é válido acertar exatamente o mesmo posicionamento e fazer os quadros temporais nas fotos, o chamado time-lapse.

Por fim,

Existem diversas técnicas que são úteis para tirar boas fotos, não sendo necessário apenas ter uma boa câmera para começar, mas saber os recursos que cada aparelho possui e essas técnicas. Nessa postagem você conheceu algumas delas, como a de centralizar ou não, ajuste de foco, enquadramento, ajuste de luminosidade (diafragma) e escolha do equipamento. Para melhorar cada vez mais suas fotos, releia essas dicas, busque outras e aproveite a facilidade que seu celular dá e pratique a fotografia: você vai adorar essa experiência!

SOBRE A AUTORIA: Esse texto é um oferecimento d’O Blog do Mestre, gentilmente publicado pelo site Mosaico News. O Blog do Mestre é um blog que envolve entretenimento, curiosidades, dicas sobre finanças, atualidades e muito conhecimento!

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem