Ad Horizontal

 

3 Tipos de Ratos que Podem Aparecer por Causa do Verão

Ratos em casa é umas das piores coisas que se pode acontecer quando falamos sobre pragas urbanas

Como o verão chegou, podemos ter sérios problemas com essa praga em casa ou até mesmo em empresas.

Um dos motivos são as chuvas fortes que enchem as galerias pluviais fazendo os ratos fugirem de seu habitat natural e também pelas condições perfeitas para sua multiplicação.

Jonatas Ramos especialista em controle de pragas e fundador da Dedetizadora Nova Iguaçu que já atendeu mais de 700 clientes na cidadede Nova Iguaçu, explica quais são os 3 tipos de ratos que podem aparecer nas casas ou nas empresas.

Ratos são uma denominação comum para os mais diversos tipos de mamíferos pequenos que pertencem à ordem dos roedores.

Hoje a família Muridae é a que engloba o maior número de ratos no mundo, que não são apenas aqueles encontrados em esgotos, ruas e casas.

Aliás, esses animais possuem papel importante na cadeia alimentar, já que são alimentos para alguns predadores, como gatos, corujas e até mesmo alguns escorpiões.

No entanto, na cidade grande existe uma certa ausência desses predadores, o que facilita a superpopulação desses roedores..

Essa praga se reproduz em grande número, pois só em uma gestação a fêmea pode chegar a ter de 10 a 12 filhotes.

Ou seja, em um ano uma fêmea pode ter 200 filhotes, é por isso que estudos mostram que podem existir 3 ratos por pessoa em todo mundo.

Atualmente existem mais de 1.300 tipos de ratos que já foram identificados e catalogados, mas apenas 3 espécies desse total são considerados roedores urbanos, ou seja, se aproximaram da espécie humana. São eles:

  • Os Mus Muscullus – camundongos, ratos de gaveta, ratinhos, dentre outros nomes regionais;
  • Os Rattus rattus – ratos pretos, ratos de forro, ratos de teto;
  • Os Rattus novergicus – ratos de esgotos, ratos cinzas, ratazanas.

 

Camundongo (Mus Muscullus)

Os camundongos são os menores ratos urbanos e geralmente são encontrados em áreas mais quentes, como motores de geladeira, máquina de lavar, nos fogões, armários e gavetas.

Mesmo tendo uma vida curta – não ultrapassando um ano – os camundongos conseguem se reproduzir com uma gestação de 19 dias, o que acaba totalizando 6 ninhadas, onde cada uma pode ter de 6 a 10 filhotes.

O grupo familiar desses animais é sempre formado por um macho, uma fêmea e as proles, ou seja, eles sempre estão em grande quantidade.

Dentro desse contexto, é importante procurar pelos melhores venenos para ratos que sejam capazes de acabar com esse tipo de animal em especifico.

 

Rato de telhado (Rattus rattus)

Essa é uma espécie denominada de roedor escalador, isso porque, esses ratos permanecem boa parte do seu tempo em seus ninhos localizados sempre distante do solo.

No entanto, eles descem dos seus territórios eventualmente para buscar alimentos e beber água.

São considerados bastantes ágeis e vivem em torno de 1 ano e meio, além de serem bastante prolíferos, onde uma ninhada pode chegar a ter de 6 a 12 filhotes.

Em razão de sempre estarem nas alturas, eles são difíceis de serem pegos, assim é necessário procurar pelos melhores venenos para ratos voltados para essa espécie também.

 

Ratazana (Rattus novergicus)

A ratazana é o tipo mais comum de rato urbano, ou seja, são as espécies dominantes e facilmente encontradas em residências e empresas.

Além disso, as ratazanas escavam túneis de até um metro e meio de profundidade, como maneira de permitir a fuga caso seja necessário.

Como as outras espécies já citadas, as ratazanas também se proliferam com bastante facilidade, onde cada gestação chega a ter de 8 a 16 filhotes.

É importante você entender que tipo de rato pode aparecer na sua residência, porque essa identificação vai te ajudar a encontrar a melhor maneira de acabar com os ratos.

Se você procurar um profissional para resolver esse problema, certamente ele vai te perguntar qual era a características do roedor:

Tamanho e cor já dá para ter ideia qual tipo de rato na sua casa por causa do verão!

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ad Quadrado Artigo