Que tal conhecer alguns acessórios que são elementos fundamentais para a melhora do desempenho das atividades físicas?

Quando se fala de vida ativa, é importante destacar o conhecimento de que o hábito estabelecido por treinos, provoca mudanças na vida do atleta.

Segurança e estabilidade são um dos fatores adquiridos quando há regularidade nas atividades executadas. Além disso, diversos benefícios à saúde são conquistados promovendo uma maior qualidade de vida.

Desta forma, o treino contínuo se torna o principal aliado quando a meta é alcançar objetivos a longo prazo, com resultados satisfatórios.

Assim, caso o foco da atividade esteja voltado para as finalidades como emagrecimento, definição do corpo ou ganho de resistência, será necessário adotar a rotina de treino.

A rotina de treino nada mais é do que preservar uma constância nas atividades. Tal sequência é perfeita para melhorar as articulações, flexibilidade, fortalecer a massa muscular e manter o corpo dinâmico e forte.

Somado a todas essas virtudes, se exercitar também contribui para a saúde mental, uma vez que a mesma proporciona elementos que favorecem o humor e a autoestima. 

As atividades têm o poder de interferir no corpo atuando como uma organização de bem-estar, ativando as funcionalidades do organismo com eficácia. 

A regularidade sugere o aumento da longevidade muscular e a diminuição significativa de possíveis problemas de lesões e dores, além da otimização dos resultados.

Para formar um hábito, a primeira coisa a ser feita é estabelecer uma rotina com o planejamento das atividades e também com horário fixo estipulado para que não haja imprevistos que impeçam de seguir o plano. 

Os treinos precisam seguir uma estratégia e ter frequência para trazer os resultados esperados, pois quando esporádicos, não surtem os efeitos almejados.

Criar uma rotina ajuda a preparar o seu corpo e a sua mente para fazer os exercícios com motivação. Isso ocorre em consequência do corpo humano ser capaz de se adaptar aos condicionamentos de diferentes situações.

Logo, a rotina de treino se faz importante para que se mantenha o preparo físico, garantido mais vigor ao corpo, otimizando os resultados e por fim, protegendo contra doenças.

 

6 acessórios que irão transformar a sua rotina de treinos

Para que a rotina seja concluída com sucesso, o planejamento de um treino bem-sucedido conta com alguns acessórios essenciais, Veja a seguir como aprimorar sua performance:

 

Roupa adequada

Ao longo dos anos, as peças de academia passaram a agradar ainda mais os usuários quando o assunto é conforto e mobilidade, desmistificando a ideia de que a vestimenta pode ser usada apenas para fins esportivos.

Entretanto, longe de serem apenas artigos superficiais ou peças que ditam moda, as roupas de academia apresentam tipo único. Sendo assim, o seu uso é considerado indispensável para a prática de exercícios físicos.

Pode-se citar a calça legging como um dos artigos mais famosos do cotidiano feminino. O estilo de calça que contorna o corpo, é um dos maiores coringas presente no guarda-roupas das mulheres.

Há quem equivale a legging, principalmente a de cor preta, com o jeans. Por apresentar bastante versatilidade, este tipo de calça abre possibilidades para variadas combinações, podendo até compor looks para diferentes eventos que vão do casual ao sofisticado.

Mas quando o assunto é treino, a queridinha do público feminino não decepciona! As leggings com sua característica de tecido que acompanha o corpo, favorece a mobilidade do atleta, garantindo maior flexibilidade do corpo e aquecimento dos músculos, prevenindo lesões.

Já os tops e croppeds, ao contrário do que pensam, possuem a importante função de zelar pela saúde e segurança dos seios. Eles são próprios para prevenir grandes impactos das atividades evitando lesões no corpo.

A tendência que vem conquistando a muitas mulheres, são uma excelente opção para quem ama um look mais ousado, uma vez que as peças deixam mais amostras algumas partes do corpo.

Tais itens também cumprem um conceito fashionista.  Por serem tão versáteis, propõem um estilo mais autêntico e moderno, adaptando o uso do mesmo para muitos ambientes, seja durante o dia ou à noite.

As camisetas são aquele tipo de peça ideal para se ter em bastante quantidade. Em determinados modelos, elas são confeccionadas com tecidos tecnológicos que favorecem o processo de transpiração e consequentemente o bem-estar.

Não se trata apenas de uma roupa larguinha ou velha. Cada peça deve ser própria para atividades físicas e totalmente adequada ao corpo, para que não haja dificuldades ou limitações na execução dos movimentos em sua prática. 

Além disso, a moda fitness atua com responsabilidade durante os treinos em outros fatores em favor da saúde do praticante. Veja a seguir:

  • Auxílio na prevenção de transtornos de circulação sanguínea: O corpo no decorrer de uma atividade necessita de uma circulação adequada, sem nenhum tipo de dificuldade ou impeditivo;
  • Transpiração adequada: O corpo ao se exercitar, produz eliminação de resíduos metabólitos indesejados; 
  • Sendo assim, a roupa adequada ocasiona uma transpiração do suor de boa qualidade, e fácil evaporação, evitando um possível desenvolvimento alérgico;
  • Alergias e infecções: Roupas não adequadas que são muito apertadas como jeans, podem ocasionar em infecções em regiões íntimas, assim como doenças de pele por contato com tecido inadequado.

 

Sapatos adequados

Inicialmente, para saber qual sapato se enquadra como acessórios que não podem faltar numa rotina de treino é preciso escolher o exercício que se deseja realizar.

A cada atividade, seja musculação, pilates, crossfit, corrida, futebol, dentre outros, existe um tênis específico para executar o exercício. 

Após a escolha do treino, o ideal é tomar informação com um profissional capacitado, para que o mesmo recomende o tipo certo de vestuário para sua escolha para que se evite lesões articulares e musculares.

Desta forma, os eixos das articulações necessitam estar alinhados mecanicamente, logo os estímulos da pisada adequados proporcionados pelas palmilhas e calçados ideias, é mantido a estabilidade através de estímulos proprioceptivos.

Assim, são minimizados os riscos de lesões nos joelhos, quadris, coluna, musculares e lesões plantares como escoliose, hérnia de disco, bursites, tendinites, desgastes articulares, estiramentos, fascite plantar por exemplo.

 

Garrafa d’água

Sabemos que nosso corpo tem uma composição de 70% de água. Quando nos exercitamos, é natural que uma parcela dessa água seja expelida através do suor que elimina as toxinas junto a sais minerais como o sódio e o potássio. 

A água está presente em qualquer reação química que ocorre no organismo, ela formata e compõe a estrutura das células, além de regular a temperatura corporal, auxiliando no transporte de oxigênio e nutrientes.

Por isso a hidratação é de extrema importância para todos os seres humanos, independente da ocasião.

Sendo assim, uma vez que nosso corpo elimina grande quantidade desse líquido por meio do suor, se vê a extrema importância da hidratação do organismo durante os treinos.

 

Fone de ouvido

Os fones de ouvido podem ser o seu principal parceiro na hora de cumprir um ótimo treino! Você já percebeu que ao praticar uma atividade física ouvindo uma música que você gosta, sua disposição e o seu rendimento são bem maiores? 

A música influencia na respiração e no aumento dos batimentos cardíacos provocando estímulos ao sistema endócrino e automaticamente fazendo com que o corpo libere muitos hormônios. 

Sendo assim, o fator resultante tudo é o aumento da oxigenação dos tecidos musculares que imediatamente dá suporte por mais tempo para as cargas impostas e a manifestação da fadiga torna-se mais tardia.

A playlist tocada na hora do treino afeta muito no desempenho, uma vez que a música tem relação direta com o estado psicológico do indivíduo, ou seja, ao ouvir música se exercitando, são geradas alterações físicas e psicológicas, que implicarão no objetivo final.

 

Boné ou viseira

Bonés e viseiras são acessórios indispensáveis quando os treinos são realizados em ambientes externos. 

Ambos têm como característica a função de proteger contra a exposição solar que possui raios ultravioletas.

Os famosos raios UV são apontados como os principais causadores de câncer de pele na população. Proteja-se!

 

Relógio

O relógio é um acessório presente na vida das pessoas há muitos anos. Além de cumprir com o seu principal papel de informar as horas, alguns modelos apresentam outras funções relevantes.

Com a tecnologia, muitos relógios possuem atribuição de GPS, marca-passos, cronômetros, avaliação de batimentos cardíacos e até mesmo, notificam quantas calorias foram perdidas naquele determinado momento.

Desta forma, este pode ser um acessório multifuncional para melhorar cada vez mais a performance de uma rotina de treinos.

 

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem