O que é e como funciona o Clubhouse? Aprenda a usar o novo aplicativo de rede social que aos poucos está ganhando popularidade, e tem como diferencial os comentários por meio de áudio.

O Clubehouse é uma a nova rede social, este aplicativo está disponível apenas para iPhone (iOS) e ainda está em versão beta. Ganhou grande popularidade nas últimas semanas e chamou a atenção do CEO do Facebook Mark Zuckerberg e de outros empresários e famosos que já estão interagindo na plataforma baseada em chat de voz.

Até a data da publicação desse artigo não existe uma versão Android do Clubhouse e apenas os membros que recebem convites pudem se cadastrar, o que torna o app ainda mais exclusivo.

Na lista abaixo, trouxemos cinco perguntas e respostas sobre o aplicativo Clubhouse. Vamos entender como a rede social funciona e como se tornou tão popular nas últimas semanas.

1. O que é Clubhouse e como funciona?

O Clubhouse é uma rede social de áudio, disponível apenas para iPhone (iOS) e ainda em teste beta. Para criar uma conta Clubhouse, é necessário receber convites de contatos que já utilizam, o que torna o aplicativo mais exclusivo porque o número de convites é limitado.

A plataforma funciona por meio de grupos e salas de reunião, e os participantes só podem se comunicar por áudio - o aplicativo não permite o envio de fotos ou mensagens de texto nas conversas. Além disso, os chats são sempre conduzidos em tempo real, e são formados pelos speakers "palestrantes" (usuários que podem falar durante a reunião) e os listeners "ouvintes" (usuários que estão presentes na sala de reunião).

Em geral, o aplicativo é uma combinação de conferências de áudio, podcasts e chamadas ao vivo: a plataforma permite criar grupos ou eventos para discutir tópicos específicos e sugerir “clubes de interação” para usuários com base em tópicos de interesse selecionados ao criar um perfil - Por exemplo, algo como o que acontece com as sugestões na guia "Para você" do TikTok.

2. Como o Clubehouse se pupolarizou?

O aplicativo ganhou enorme popularidade nas últimas semanas, principalmente devido ao grande número de usuários na China que aderiram à rede social, além de personalidades famosas que interagiram nas salas de bate papo como o CEO da SpaceX - o empresário Elon Musk e o CEO do Facebook - Mark Zuckerberg. No Brasil, influenciadores digitais e usuários do YouTube como Pyong Lee, e os apresentadores Celso Portioli e Luciano Huck têm aparecido na rede social.

3. Como funciona o Clubehouse?

A plataforma permite que você verifique as salas de discussão atuais e as salas de discussão planejadas para um futuro próximo. Para participar de uma das salas, você deve optar pelo chat, então entrará no chat como ouvinte. Se você quiser participar da conversa como um "palestrante", pode tocar no ícone de “mão” no menu na parte inferior do aplicativo para pedir para falar. Se o moderador do bate-papo aceitar sua solicitação, você também pode participar da conversa discutindo com outros membros do grupo.

Até o momento, o número máximo de membros do chat é limitado a 5.000 participantes, após o término do chat online o clube não estará mais visível na plataforma. Você também pode iniciar uma nova sala de reunião na sede do clube: basta clicar em "Criar sala" e indicar os membros que participarão da reunião. Você ainda pode criar um evento futuro, indicar a data e hora de início de um novo chat e adicionar uma descrição do evento.

4. Como convidar para o Clubhouse e receber um convite?

Como o aplicativo ainda está em fase de teste, você só pode entrar no clube depois de receber um convite de um membro que já conta cadastrada. Cada novo sócio que começa a usar o clube receberá outros dois convites para enviar a amigos. Para convidar um contato para ingressar no Clubhouse, você deve abrir o aplicativo e tocar no ícone de envelope no menu na parte superior da tela.

Você pode então verificar quantos convites ainda estão disponíveis e, em seguida, verificar sua lista de contatos. Para convidar um deles, basta clicar no ícone ao lado do seu nome e o link de inscrição será enviado ao contato por SMS.

5. Outros apps com os recursos do Clubhouse

Embora o Clubhouse seja uma novidade, alguns recursos do aplicativo podem ser encontrados em outras redes sociais de bate-papo. Por exemplo, o Telegram adicionou recentemente um novo recurso para bate-papos em grupo que permite a você criar conferências de áudio. Com ele, os usuários ainda podem utilizar outras funções do aplicativo, e o chat por voz não será excluído automaticamente após a discussão. Além disso, os grupos do Telegram tem capacidade para mais de 200.000 membros.

Nos últimos meses, o Twitter anunciou um novo recurso de microblog chamado Audio Space, que também permitirá chamadas de voz em redes sociais. Além deles, outra opção é o Discord, que é um aplicativo de chamada de voz que também permite juntar canais e servidores em grupos.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem