Se você está se preparando para sair em uma caminhada para as cachoeiras mineiras ou para os alpes suíços, certamente deseja ter certeza de que tem todo o equipamento certo, como a mochila adequada, mapas e outros equipamentos, mas se você também não usar as roupas certas, sua viagem rapidamente se tornará uma experiência desconfortável.

Usar as roupas de caminhada certas significa saber o tipo de trilha em que você estará, qual será a temperatura e o clima e por quanto tempo você ficará ao ar livre. Portanto, antes de se vestir, leve esses fatores em consideração para tomar suas decisões de acordo.

 

Materiais

As melhores roupas de caminhada são feitas de materiais sintéticos que o mantêm seco enquanto você começa a trabalhar mais e a suar mais. Embora você possa ficar tentada a usar aquela camiseta de algodão macio, não! Na verdade, ele apenas retém o suor e a umidade, permanecendo úmido e refrescando você. Além de ser desconfortável, você sentirá arrepios rapidamente se estiver subindo uma montanha e a temperatura cair.

Os melhores materiais são macios, leves e absorventes de umidade. TECHWEEK é um ótimo exemplo de tal material e pode ser usado como uma camada de base firme ou uma camiseta. Além de permanecer seco, você nota que os materiais sintéticos, como o poliéster, permitem que seu corpo respire muito mais, liberando o calor reprimido para mantê-lo confortável. A lã merino também é um excelente material que não apenas absorve a umidade, mas também afasta quaisquer odores. Isso é uma camada base perfeita em climas mais frios, mas também pode ser uma boa escolha para caminhadas em climas quentes.

Além disso, você pode querer usar uma camisa de manga curta ou longa, dependendo do calor, mas lembre-se de que uma camisa de manga curta deixa sua pele exposta aos elementos, incluindo queimaduras de sol e arranhões de plantas e pedras além das picadas de insetos.

 

Calças e Shorts

A decisão de usar CALÇAS DE CAMINHADA ou SHORTS é com você, então vamos olhar os prós e os contras de ambos. Shorts oferecem liberdade total e também são mais legais do que calças, então, se você for fazer uma caminhada de verão em baixa altitude, provavelmente estará em boa forma.

Calças, que devem ser feitas de tecidos duráveis ​​e de secagem rápida, como spandex ou náilon (assim como a parte superior do corpo, evite o algodão), devem ser usadas se você espera qualquer queda de temperatura ou vegetação densa ao longo da trilha. Usar calças mantém suas pernas protegidas de perigos, como hera venenosa ou outras plantas alergênicas, e mantém você mais aquecido quando a temperatura cai conforme você aumenta de altitude.

 

Botas e Meias

Existem tantos tipos diferentes de BOTAS DE CAMINHADA quanto trilhas, mas seja qual for a sua escolha, você precisará garantir que seu calçado seja durável, confortável e adequado às condições. Se a trilha estiver excessivamente molhada ou lamacenta, considere botas com Gore-Tex ou outro material à prova d'água para manter os pés mais secos. Se a trilha for muito rochosa, como a que você pode encontrar próximo aos mirantes de Furnas, escolha botas que subam um pouco mais alto no tornozelo para maior apoio.

Claro, quando se trata de calçados, o caimento é tudo. As botas erradas podem causar dores nos pés e bolhas graves. Procure especialistas como a Centauro ou da Decathlon para encontrar o calçado de ajuste perfeito.

Mas as melhores botas devem ser complementadas pelas meias certas. As melhores meias, como outras peças de roupa, são feitas de lã ou de materiais sintéticos que secam rapidamente e permitem que os pés e os dedos das mãos respirem.

 

Capa de chuva

Mesmo que não haja previsão de chuva, não saia de casa sem um bom RAIN JACKET. As condições climáticas podem mudar rapidamente, por isso é melhor estar preparado com uma capa de chuva impermeável e respirável dentro de sua mochila de caminhada. Essas jaquetas usam tecnologia avançada para permitir que o suor e a umidade do corpo saiam sem deixar chover ou outras precipitações.

Os ponchos também funcionam bem para manter você e sua mochila secos durante uma tempestade inesperada, mas não serão tão confortáveis​​e elegantes quanto uma capa de chuva sólida.

 

Chapéus

Um chapéu é uma ótima maneira de manter o sol longe do rosto e proteger a cabeça dos raios diretos e nocivos. Alguns dos melhores chapéus para caminhadas são roupas de aba larga, repelentes de água, que são extremamente respiráveis ​​e mantém sua cabeça quente, e podem manter a chuva longe de seu rosto no caso de uma tempestade.

Usar as roupas de caminhada certas pode significar a diferença entre ficar confortável e concentrado em sua jornada ou se molhar, se bronzear, suar e se arranhar. Para que você aproveite seu tempo ao ar livre, certifique-se de levar em consideração as condições à frente e, em seguida, planeje suas roupas e equipamentos de acordo.

Me conte  aqui embaixo nos comentários, por onde será sua nova aventura, e o que pretende levar com você.

 

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem