Viajar traz uma sensação incrível de liberdade e nesse momento queremos registrar tudo, hoje com o instagram as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de ter fotos melhores, por isso o fotógrafo de casamentos Douglas Atina trouxe algumas dicas de como melhorar suas fotos e arrasar na próxima viagem.

1 - Faça um roteiro e aprenda sobre o destino

Estar preparado te deixa um passo à frente em qualquer situação, na fotografia não é diferente, planejar pode ser muito útil para melhorar suas fotos, além de evitar perrengues durante a viagem. Por isso é muito importante pesquisar sobre o destino, definir todos os locais que você vai querer fotografar e buscar fotos de referências.

Pense naquela casinha velha no centro histórico da cidade que rende fotos incríveis, imagine o ângulo que vai fazer e anote no celular para não esquecer. Se informe se é permitido fotografar no local para não ter surpresa com multas (em alguns países isso é levado tão a sério que você pode ser preso).

 

2 - Busque a melhor luz

Luz é um dos itens mais importantes e pode diferenciar uma fotografia boa e uma péssima. A luz perfeita é conhecido pelos fotógrafos profissionais como Golden Hour, ela acontece de manhã entre 06:00 e 08:00 e no fim da tarde entre 16:30 e 17:30, é aquela luz do sol bem dourada que garante uma luz suave, qualquer fotografia nesse horário vai ter uma valorização estética extrema. A golden hour geralmente dura cerca de uma hora.

Outro horário muito bom é a Blue hour, que acontece antes do sol nascer ou após o pôr do sol, é aquele momento em que o tom de azul toma todo o céu e fica com um clima incrível. Porém a Blue Hour dura somente cerca de 20 minutos, então para garantir boas fotos você vai precisar correr.

 

3 - Busque o ângulo perfeito

O fotógrafo Douglas Atina da Arco e Flash Fotografia ensina que fotos de viagem precisam tanto mostrar todo o cenário, quanto focar nos detalhes. Então é interessante explorar todos os ângulos possíveis, desde fotos bem longe até fotos bem perto.

Na hora de fotografar, se movimente, vale dar alguns passos para trás, outros para frente, se abaixe, deite, suba em uma árvore, enfim, busque todos os ângulos até aprender qual valoriza mais aquele local.

Mas não se prenda apenas em fotos de longe, é normal no início ficarmos presos em fotografar distante do assunto, mas é importante mostrar os detalhes, se aproxime o máximo possível daquela flor e mantenha o fundo na composição.

 

4 - Tente fotografar o cenário limpo

Nada estraga mais uma foto que um monte de turistas disputando o lugar, por isso, tente encontrar ângulos em que o cenário esteja limpo, sem pessoas. Isso fará com que sua fotografia seja muito mais bonita e traga uma sensação de paz e harmonia.

Às vezes também vale a pena pedir educadamente licença para fazer a foto, afinal, se você não fizer isso algumas pessoas nunca vão sair da sua frente.

 

5 - Curta sua viagem

Fotografar uma viagem requer muita paciência, muitas vezes você vai precisar lidar com centenas de turistas passando na sua foto e não vai conseguir ter o resultado que deseja.

Outras vezes você vai precisar esperar horas por um entardecer ou amanhecer para ter uma luz perfeita, sem falar em todo o tempo buscando locais para fotografar, procurando o melhor ângulo, ou precisar enfrentar um frio congelante.

Não adianta ficar irritado com certas situações, curtir a viagem ainda é o mais importante, por isso busque um equilíbrio e tente fotografar sem atrapalhar o seu lazer, caso contrário as fotos vão ser lindas mas a experiência da viagem será ruim, afinal, é muito triste viajar e não aproveitar absolutamente nada.

Se você quer apenas curtir o momento e não está afim de fotografar, tudo bem, não existe nenhum problema nisso, afinal, a experiência e as lembranças que levamos na memória ainda são o mais importante.

Essas são as dicas da Arco e Flash Fotografia para melhorar as fotos de sua próxima viagem. Gostou? Deixe um comentário.

 

 

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem