Manter os dentes saudáveis e bonitos não é uma tarefa fácil, afinal, o cuidado precisa ser diário, por meio de escovações ao longo do dia e uso do fio dental. Apesar disso, existem alguns fatores que podem fazer com que os dentes fiquem escuros e amarelados mesmo com esse cuidado, sendo necessário recorrer ao clareamento dental

O procedimento de clareamento ganhou notoriedade nos últimos tempos, principalmente por conta da divulgação por meio de celebridades e programas de televisão que demonstraram que é possível ter dentes mais brancos de forma prática.

Além disso, devido aos avanços mencionados, atualmente é possível encontrar tratamentos cada vez mais modernos por um preço relativamente acessível e com resultados mais rápidos.

Por esse motivo, no presente artigo abordaremos o que é o clareamento dental, os tipos de tratamento e os cuidados que precisam ser tomados após a realização do procedimento. 

Também apontaremos vantagens e pontos que precisam ser conhecidos antes de ir ao seu dentista ou decidir por realizar o tratamento.

 

O que é o clareamento dental?

Conforme o tempo passa, o nosso corpo também passa por grandes mudanças e transformações, que são influenciadas por nossos hábitos alimentares, quantidade de vezes que nos exercitamos e muitos outros hábitos que adquirimos.

Um dos reflexos dessa mudança pode acontecer em nossos dentes, que se tornam mais amarelos ou, em alguns casos, escurecendo de forma gradativa em variadas partes, além das diversas manchas que podem surgir.

Esse fator tende a ser muito incômodo e é comum que os pacientes desejem recuperar a tonalidade dos dentes ou torná-los mais claros, associando a beleza e higiene.

Assim, para que a cor do dente seja restaurada, a odontologia estética se muniu de variados tratamentos, como a colocação da moderna lente de contato dental ou mesmo a realização do clareamento dental.

Ambos procedimentos visam a restauração dos tons do dente, sendo que no clareamento há a remoção dos pigmentos amarelados e manchas, saindo do mais escuro para os tons mais claros. 

Tal procedimento pode resgatar até sete tons do esmalte dental e é feito com uma substância clareadora e pode incluir o apoio do uso de lasers.

No tópico abaixo abordaremos sobre os tipos de clareamento dental existentes nas clínicas odontológicas.

 

Tipos de clareamento dental

Por ser um procedimento altamente procurado, a odontologia estética desenvolveu variadas técnicas de clareamento, de modo a atender a maior parte dos casos, conforme necessidades.

Cada técnica de clareamento trará um resultado específico, por isso, é de grande necessidade conhecer os detalhes de cada uma, para que junto ao dentista dúvidas sejam sanadas e o melhor tratamento para o quadro seja realizado, com seus limites e cuidados.

É importante que o procedimento seja feito por um profissional qualificado e que conheça as técnicas, para que o tratamento tenha resultados satisfatórios e seguros, fazendo com que seus dentes fiquem mais brancos novamente.
Acompanhe abaixo os principais tipos de clareamento dentais disponibilizados pelas mais variadas clínicas, particulares ou de planos. 

 

1. Clareamento interno e externo

Esses dois tipos de clareamento são idênticos quanto ao resultado, ou seja, ambos buscarão tornar os dentes mais brancos. A grande diferença entre o clareamento interno e externo está quanto a aplicação.

O clareamento interno é indicado para quem já realizou tratamento de canal, pois o dentista colocará a substância clareadora dentro do dente. 

Já no clareamento externo, a substância clareadora é aplicada na superfície dos dentes, sendo encontrado tanto feito com moldeira, que pode ser realizada em casa, como o método feito em consultório, com ajuda de lasers.

 

2. Clareamento caseiro 

Esse clareamento recebe esse nome porque a substância clareadora é aplicada em casa pelo paciente, por meio de uma moldeira de silicone feita sob medida pelo dentista. 

O paciente recebe uma quantidade de substância clareadora e as informações sobre quando aplicar e quanto tempo ficar com a moldeira no decorrer da semana. 

Semanalmente é feito o acompanhamento pelo dentista

Por se tratar de um procedimento que necessita de acompanhamento e a substância possuir menor grau de clareador para que o paciente não se prejudique fazendo a aplicação, o resultado demora mais para aparecer, demandando cerca de três semanas.

 

3. Clareamento no consultório

Como o nome já diz, o procedimento é realizado pelo dentista, que faz a aplicação do gel clareador, com um teor maior da substância.

A aplicação é feita em até três vezes na semana, tendo os resultados a partir da terceira sessão.

É comum que após o procedimento ocorra uma sensibilidade dentária, principalmente porque a substância afeta o esmalte do dente. Por isso é importante tomar alguns cuidados após o tratamento.

Dentre os cuidados necessários estão:

  • Evitar o consumo de alimentos com corantes;
  • Evitar o consumo de tabaco;
  • Manter o cuidado com a higienização dos dentes;
  • Evitar alimentos com temperaturas extremas;
  • Beber com canudo para evitar o contato direto com os dentes.

Assim, vimos que o clareamento dental é um procedimento bastante procurado e eficiente, trazendo resultados surpreendentes, desde que sejam feitos por profissionais qualificados. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para abrir e alavancar negócios e para proporcionar mais qualidade de vida e saúde para pessoas da comunidade e os colaboradores. 

 

 

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem