Ter uma boa educação financeira é um dos primeiros passos para se tornar um investidor bem-sucedido.

Isso porque esse conhecimento permite que você tenha um controle maior das suas finanças, além de poder se tornar um especialista em diferentes áreas atuando com maior propriedade e segurança.

No entanto, existem várias etapas desse princípio, desde conceitos básicos até cursos para DayTrade, voltado para profissionais que buscam aperfeiçoar suas habilidades, por exemplo.

Por isso, nós preparamos um conteúdo especial para te ajudar a aprender mais sobre educação financeira com dicas práticas para começar a aplicar o quanto antes.

Acompanhe a leitura!

O que é a educação financeira e para que ela serve?

Segundo o programa Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), o termo de educação financeira possui a seguinte definição:

“Trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação”.

Basicamente, são conhecimentos que permitem que o indivíduo tenha um melhor controle do seu dinheiro, desenvolvendo uma relação consciente.

Assim, não envolve apenas aprender a administrar as finanças, mas também ter uma melhor compreensão delas.

Grande parte das pessoas utiliza o dinheiro apenas como um produto passivo, ou seja, através de gastos.

No entanto, com a educação financeira, é possível analisar alternativas para fazer com que o dinheiro comece a render, e se torne um ativo.

É o caso de investimentos, por exemplo, que multiplicam o patrimônio, e até mesmo possibilitam a independência financeira.

Dessa forma, esse conhecimento não serve apenas para entender melhor como funciona o dinheiro, mas desenvolver hábitos saudáveis de administração.

 

Qual é o objetivo da educação financeira?

A princípio, o objetivo da educação financeira é melhorar a relação das pessoas com o dinheiro, e também com outros elementos relacionados ao universo financeiro.

Por exemplo, com esse conhecimento, é possível aprender a como economizar, pagar todas as dívidas em dia e, com isso, aumentar o poder de crédito, por exemplo.

Além disso, esse projeto também busca fazer com que as pessoas conheçam as diferentes alternativas disponíveis no mercado, que podem melhorar sua saúde financeira.

Muitos não possuem o hábito de ter uma reserva de emergência. Ou, muitas vezes, optam pela poupança tradicional, que, comparada a outros produtos, é pouco vantajosa.

Nesse caso, com a educação financeira, é possível ensinar mais sobre investimentos e aplicações acessíveis a todos.

A longo prazo, a educação financeira também visa melhorar o cenário financeiro geral.

Afinal, se os consumidores possuírem hábitos mais saudáveis, isso poderá impactar no mercado.

Por isso, esse projeto não objetiva impactar apenas o âmbito individual, mas também toda a esfera social.

Qual a importância da educação financeira nos dias de hoje?

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de brasileiros endividados em 2020 foi o maior em 11 anos.

Além disso, cerca de 25,5% das famílias com dívidas permaneceram inadimplentes. Ou seja, não tinham condições para quitar seus débitos nos meses seguintes.

Esse cenário é consequência, entre outros fatores, da falta de educação financeira na vida cotidiana.

Isso porque esse conceito não é benéfico apenas para especialistas ou profissionais do mercado financeiro, por exemplo, mas para todas as pessoas.

Com um conhecimento apropriado, é possível melhorar os hábitos de consumo e a relação com o dinheiro.

Assim, com pequenas mudanças, o consumidor poderá perceber um impacto significativo na forma como administra suas finanças.

Dessa forma, poderá ser capaz de quitar todas suas pendências, além de começar a guardar dinheiro de maneira saudável.

Com o aumento da facilidade de crédito, as chances de contrair mais débitos no futuro também cresceram.

No entanto, com a educação financeira, os consumidores poderão não apenas gerenciar suas despesas, como também recorrer menos a esses créditos.

Além disso, esse é um dos primeiros passos para começar a atuar no mercado de investimentos.

Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade, e até mesmo produtos acessíveis e fáceis de administrar, como títulos públicos.

Por isso, nos dias de hoje, apresentar a educação financeira para o coletivo é uma maneira de incentivar novas possibilidades e modificar hábitos comuns de consumo e administração no dia a dia.

 

Educação financeira: 5 cursos voltados para investimentos

Depois de aprender mais sobre educação financeira e os primeiros passos para ter hábitos mais saudáveis, chegou o momento de conhecer alguns cursos voltados para investimentos.

Essa é uma das formas de apresentar o mercado de aplicações para pessoas comuns, e incentivá-las a atuar nesse cenário.

Agora, confira 5 cursos especializados nesse segmento, que podem ajudar no início dessa jornada:

 

FGV - Como fazer investimentos

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das instituições mais antigas do Brasil, e oferece diversos cursos gratuitos.

Entre eles, é possível conferir orientações sobre “Como fazer investimentos”. Trata-se de um material para iniciantes, com a apresentação de conceitos básicos sobre o segmento.

O curso possui 12 horas de duração, e conta com um segundo módulo, para aprofundar mais os conhecimentos.

 

Udemy - Investimento em renda fixa (iniciante)

A Udemy é uma plataforma especializada em cursos à distância, com um grande catálogo de materiais e segmentos.

Entre eles, é possível acessar o curso “Investimento em renda fixa” para iniciantes, de forma gratuita.

Dessa forma, você poderá conhecer mais sobre os produtos dessa modalidade, uma das mais indicadas para perfis pouco experientes.

 

Anbima cursos - Mercado de renda fixa

Ainda no ramo de renda fixa, a Associação Brasileiradas Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) oferece cursos gratuitos nessa modalidade.

O curso “Mercado de renda fixa” é gratuito, e ensina mais sobre títulos brasileiros públicos e privados, para quem deseja começar a investir.

Além disso, a duração é de apenas 18 horas, com os conceitos básicos desse segmento.

 

Neo Traders - cursos para Day Trade 

A Neo Traders, inclusive, possui um catálogo especializado de cursos para Day Trade

Essa é uma modalidade onde especialistas atuam no mercado financeiro operando exclusivamente ações dentro da Bolsa de Valores.

Ministrados por Leo Nonato, com ampla experiência na área, os cursos podem orientar investidores que se interessam pelo segmento.

Os módulos contam com conceitos que vão do nível básico ao avançado, ideais para quem deseja se aprofundar na Bolsa de Valores e dominar essa área.

 

Anbima - Fundos de investimento

Por fim, a Anbima também conta com um curso intermediário sobre Fundos de Investimento.

Os módulos possuem apenas 10 horas de duração, mas apresentam os conceitos principais para quem deseja conhecer melhor essa modalidade de aplicação.

Além disso, o acesso também é gratuito, de modo que o usuário pode consultar o material apenas se inscrevendo na plataforma.

 

Vale a pena aprender sobre educação financeira?

A educação financeira possui diversas etapas e níveis de conhecimento, para atender diferentes demandas.

Por exemplo, pessoas que não sabem sobre o conceito podem aprender o básico, e começar com os primeiros passos para economizar e administrar melhor seu dinheiro.

Enquanto isso, especialistas mais experientes podem buscar cursos avançados, como os cursos de Day Trade de Leo Nonato, feitos para quem deseja se tornar uma autoridade no assunto.

Dessa forma, independente do nível de conhecimento, é fundamental procurar saber mais sobre educação financeira, e colocar seus conceitos em prática.

Isso poderá promover hábitos mais saudáveis e conscientes, além de transformar sua relação com o dinheiro e fazê-lo render ainda mais.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem