A pia de cozinha é fundamental para o funcionamento de uma casa, afinal é ali que são lavadas as louças e muitos alimentos são manipulados e preparados.

Ela é usada todos os dias na cozinha, por isso é importante cuidar para que ela não contamine alimentos, para que ela dure mais e para que não sofra problemas com entupimentos.

Este artigo apresenta sete cuidados que você deve ter com a pia de cozinha.

1. Não utilize pano de pia

Por mais que muitas pessoas gostem de ter um pano sobre a pia para mantê-la sempre seca, essa prática não é recomendada. Isso porque, o pano por conter água e resíduos alimentares, é o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos e bactérias.

Para aqueles que não abrem mão de manter a pia seca e organizada, é melhor substituir por pequenos rodos ou por toalhas descartáveis.

 

2. Não quebre ou jogue ovos na pia

Parece uma dica exagerada, mas é que nesse caso haverá uma dupla contaminação. Caso a pia não esteja higienizada adequadamente, ao bater os ovos na beira, ele poderá ser contaminado pelo contato. E ainda há a possibilidade do ovo estar contaminado por salmonela, então ele contamina a pia, que poderá contaminar outros alimentos. A salmonela é uma bactéria, muito comum nos ovos crus, que provoca problemas gastrointestinais graves.

 

3. Não despeje óleo no ralo

Muitas pessoas não sabem, mas o óleo de cozinha é um grande inimigo dos encanamentos. Quando ele é jogado pelo ralo, grande parte fica grudada nas paredes dos canos e tubos. Ao logo do tempo isso vai se transformando numa grande crosta pegajosa que vai aumentando até chegar ao ponto de entupir o cano e impedir a passagem da água.

Além disso, jogar o óleo na pia degrada o meio ambiente. O óleo vai para a rede de esgoto. Porém, apenas uma parte desse esgoto é tratada, outra parte é jogada nos mares e rios. O óleo pode impedir a oxigenação dos peixes, pois ele fica na superfície da água. Ele também entra em contato com o solo e contamina os lençóis freáticos, além de matar a vegetação presente.

Portanto, para cuidar do encanamento da residência e do meio ambiente, o ideal é fazer o descarte de óleo em garrafas pets e enviá-las para reciclagem. Muitas pessoas utilizam óleos usados na fabricação de sabão.

 

4. Não deixe restos de comida nas louças

Ao lavar as louças sujas com resto de comida, a gordura e restos de alimentos acabam descendo pelo ralo. Por isso, antes de lavá-las, o ideal é retirar os restos de alimentos, jogando-os no lixo. E também retirar o excesso de gordura com um papel absorvente.

Isso previne a pia entupa e ainda auxilia na economia de água.

 

5. Pia não é lixeira

A pia não é lixeira, portanto não é o local correto de jogar o lixo. Pontas de caixa, pedaços de embalagens, plásticos, pó de café ou qualquer outro resíduo, jamais devem ser jogados na pia.

Por mais que, no momento, pareçam inofensivos, esses materiais podem causar graves entupimentos nos encanamentos.

As vezes o entupimento não é fácil de resolver e será necessário contratar uma desentupidora para resolver o problema.

 

6. Ponha uma peneira no ralo da pia

A peneira é uma solução excelente. Ela impede a passagem de resíduos e restos de comida para a tubulação.

É uma solução simples e encontrada facilmente em loja de utilidades, materiais de construção e até supermercados.

Mas lembre-se que ela não substitui os outros cuidados, ela apenas é mais uma barreira, caso haja um descuido e caia algum alimento na pia.

 

7. Tenha a rotina de fazer uma limpeza pesada

É importante fazer uma limpeza mais pesada periodicamente. Isso previne entupimentos futuros.

Uma receita prática é jogar sabão em pó ou detergente no ralo e após despejar água quente em abundância. Isso ajudará a desengordurar o encanamento e empurrar resíduos que porventura estejam presos.

Esse processo pode ser feito semanalmente para que os resultados sejam melhores.

Caso opte por um trabalho mais completo, o ideal é contratar uma desentupidora para fazer um trabalho preventivo.

Com todos esses cuidados, além de prevenir entupimentos, também é possível prevenir contaminações de alimentos.

Além da saúde do sistema de esgoto, a saúde de todos os moradores da casa também é preservada.

Agindo com prevenção, as chances de entupimentos diminuem, mas isso não quer dizer que não poderão acontecer. Mas caso eles ocorram, não hesite em contatar uma empresa desentupidora. Muitas vezes o barato sai caro. E ao tentar fazer esse processo por conta própria, ao invés de solucionar, poderá gerar mais problemas.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem