O e-mail marketing é bastante difundida em termos de comunicação digital. O ano passado apresentou vários desafios para comunicação, gestão de negócios, comércio e relacionamento entre cliente x mercado. No entanto, para quem enxerga a mudança pelo lado positivo, também trouxe muitas oportunidades e apresentou novas perspectivas de interação com o público alvo.

Novos caminhos sobre como propagar uma marca se abriram usando diferentes ferramentas e equipamentos. É por isso que os profissionais de marketing digital devem prestar atenção nessas tendências futuras para garantir que seus sites acompanhem o fluxo.

O e-mail marketing é uma ferramenta que tem sido usado há mais de 40 anos por muitas empresas. Portanto, inovar nesta linha pode ajudar o seu projeto se destacar efetivamente entre os consumidores.

Foi pensando em se destacar da concorrência que listamos algumas das tendências de e-mail marketing que tornarão suas mensagens mais receptivas pelo consumidor.

Principais tendências de e-mail marketing

O e-mail marketing já existe há muito tempo. Enquanto muitos profissionais de comunicação podem considerar isso um caminho morto, ainda é uma forma de contato mais direta com o público alvo. Então, o correto é alinhar-se com as tendências futuras e continuar aproveitando dessa ferramenta de e-mails.

1 Humanização da mensagem

Qualquer profissional digital familiarizado com e-mail marketing sabe que personalização é importante neste campo. De acordo com diferentes pesquisas, os dados revelaram que e-mails com linguagem mais humana têm 26% mais chances de serem clicados.

Os consumidores na internet procuram informações relevantes para sua necessidade. De acordo com o mesmo estudo, 20% das pessoas cancelam a assinatura de um boletim informativo, pois não corresponde aos seus interesses.

Estabeleça uma mensagem de humano para humano e não de empresa x cliente, essa é a melhor abordagem disponível. Ela garante a segmentação da lista de e-mail e conteúdo dinâmico. 

2 E-mail somente texto

Mensagem somente de texto é outra tendência de e-mail marketing que pode ser testada. Isso envolve criar um e-mail com uma abordagem mais pessoal para influenciar os clientes.

Para muitos assinantes, e-mails somente de texto pode ser a informação objetiva que eles precisam. Eventualmente as imagens no corpo do texto podem não carregar e resultar em buracos brancos no meio da mensagem.

 Você pode redigir um texto mais direto com carinhas de emojis e letras coloridas. Isso garante que o e-mail se conecte de forma mais amigável com o assinante.

3 E-mail interativo

Avanços como o AMP (Accelerated Mobile Pages) significam muito para o e-mail marketing. Você tem a liberdade de adicionar conteúdo interativo aos e-mails. Por exemplo, se você é um site de varejo, adiciona um carrossel ou carrinho de compras em vez de vinculá-lo à sua página.

Sim, isso é o oposto do tópico 2, mas lembre-se que as pessoas são diferentes e como profissionais digitais devemos testar várias formas de comunicação afim de reunir dados comparativos e encontrar a melhor maneira de relacionamento com o consumidor.

E-mails interativos tendem a trazer mais visitantes para seu site. Isso reduz o atrito e torna mais fácil para os assinantes saber o que vai encontrar em sua página.

4 Cores brilhantes no e-mail

Outra tendência de e-mail marketing pode ser designs ousados com modelos e cores. Ao enviar um e-mail somente texto, ele deve conter personalização para torná-lo mais amigável ao cliente.

Usar cores fortes em seus e-mails os tornará mais vibrantes e atraentes ao gosto do consumidor. Empresas do ramo alimentício, moda e até sex shop utilizam cores que estimula o prazer ao consumir o produto. De acordo com a psicologia, as cores tem um papel de ação em desencadear comportamentos nas pessoas. 

5 Automação em e-mail marketing

O sucesso do e-mail marketing é uma combinação de análises e dados sobre o consumidor que foram previamente interpretados. Esses dados ajudam a criar a mensagem certa para o público certo. Entretanto, algumas mensagens automatizadas podem ajudar a economizar tempo.

A automação permite que o consumidor escolha as informações que deseja visualizar. Envie e-mails de boas-vindas no início, depois prossiga com as mensagens de confirmação. Além disso, uma série de e-mails de aniversário e felicitações em dias comemorativos adiciona um toque pessoal.

Essas mensagens prontas ajudam a manter o relacionamento com o público alvo de forma prática, enquanto você foca em criar e-mails mais personalizados para cada um.

Hoje em dia, a maioria da empresas e marcas prestam mais atenção nas vozes dos clientes e adotam uma abordagem mais centrada no ser humano. Seguir essas tendências ajudará o profissional de marketing a criar e-mails mais interativos e de sucesso.

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