Ad Horizontal

O Brasil oferece mais que tranquilidade, mas também um verdadeiro turismo de aventura em regiões como interior do Maranhão, Goiás, Tocantins e outros estados. Mesmo que muitas pessoas curtam lugares mais calmos, existem também aqueles que querem desbravar os destinos nacionais e conhecer lugares de uma forma fora do convencional. 

Turismo de aventura
Por isso, se você é um desses aventureiros e está a fim de fazer uma viagem diferente, veja os lugares que separamos para fazer turismo de aventura dentro do Brasil! Desfrute das belezas e lazeres que somente o nosso país oferece.

Se você ficou interessado, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Turismo de aventura bike

O que separar para o seu turismo de aventura

Antes de mostrarmos o que é importante levar para o seu turismo de aventura, é importante fazer uma lista com os itens essenciais para o destino que irá conhecer. Mesmo que você tenha um seguro viagem para cobrir qualquer imprevisto que aconteça no local ou durante o deslocamento, é necessário tomar medidas de precaução. 

Veja o que você precisa separar para cada tipo de aventura que for vivenciar:

  • Se você visitar locais de mata fechada, leve sapatos adequados para fazer a caminhada, como tênis de corrida ou galocha;
  • Para matas fechadas, é importante também se prevenir com roupas leves, mas que cubram o corpo e que evitem que você tome alguma picada de um animal silvestre, sem contar com o estoque de repelente para espantar insetos;
  • Em cachoeiras e lagoas, não entre desacompanhado ou em lugares muito desconhecidos. Esteja sempre com um guia próximo para alertar sobre qualquer possível problema;
  • Para região praiana, evite também entrar em locais muito desconhecidos e também nadar no mar agitado, com avisos de risco de afogamento. 

Apesar de serem dicas básicas, elas fazem muita diferença principalmente entre pessoas que ainda não estão acostumadas com esse tipo de turismo aventureiro.

Turismo de aventura escalada

Conheça lugares para fazer turismo de aventura

Com as medidas importantes em mente, vamos agora à lista de lugares para fazer a sua viagem! Os locais são distribuídos por todo o Brasil e vão do norte brasileiro até mesmo ao centro-oeste.

Existem outros destinos para se fazer turismo de aventura, mas separamos neste artigo os principais para ajudá-lo a iniciar nessa nova jornada. Veja quais são os lugares:

1 - Monte Roraima

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é um lugar misterioso, ideal para pessoas que gostam de fazer trilha e desbravar lugares diferentes. Para chegar ao topo da montanha você precisa de pelo menos 3 dias, então já comece pensando que irá levar pelo menos uma semana nessa viagem.

Com altitude de 2.875 metros, o Monte Roraima é indicado para o turismo de aventura por ser um lugar quase inexplorado e ter resquícios do período pré-cambriano e período geológico. Uma curiosidade bastante interessante sobre a região é a fauna e a flora, que se adaptaram ao lugar e criaram espécies únicas. O escorpião preto, que brilha em luz UV, é encontrado nesse lugar.

Se você quiser fazer uma trilha, rapel ou qualquer outra aventura neste lugar, é preciso contratar guias especializados para acompanhar o deslocamento ou alguma agência de viagem que trabalhe na região.

2 - Lençóis Maranhenses

Os lençóis maranhenses são um dos lugares que você deve conhecer no Brasil. O destino ficou famoso pelas lagoas que se formam no meio das dunas, criando um cenário lindíssimo, jamais visto em outros lugares. 

Apesar de ser conhecido, podemos considerá-lo como um turismo de aventura pois uma das maiores atrações turísticas da região é andar de buggy pelas dunas ou fazer esportes radicais de voo, como paraquedas puxado. 

Se você quiser intercalar atividades mais aventureiras e mais tranquilas, a região do interior do Maranhão permite essa troca. Por isso, coloque na sua lista de viagem como um dos lugares para visitar sem falta!

3 - Jalapão

O Jalapão é outro destino que tem ficado famoso em todo o mundo e cada vez mais ganha turistas novos desbravando a natureza local. Localizado no interior do estado de Tocantins, a região ganhou visibilidade pelos fervedouros azul-céu e cachoeiras paradisíacas.

Além de fazer trilhas misteriosas, em mata fechada, você pode entrar em águas muito bem preservadas, que remontam quase a origem da região sem interferência humana. É possível também andar de buggy pelas dunas do Jalapão e fazer o verdadeiro turismo de aventura que se encontra dentro do Brasil.

Uma dica que damos é levar bastante repelente e roupas adaptadas. Como o local é ainda tomado pela mata fechada, existem muitos animais silvestres e todo cuidado é extremamente importante. Separe também pelo menos 5 dias de viagem para que consiga conhecer todos os locais mais bonitos da região. 

4 - Chapada dos Veadeiros

Por fim, a Chapada dos Veadeiros fica no interior de Goiás e é um destino bastante disputado nos dias de hoje. Com vegetação fechada, muito parecida com Jalapão, a região também ficou conhecida pelas lindas lagoas e cachoeiras, além de um local inusitado, o Vale da Lua, que possui rochas que são encontradas também na lua que vemos no céu.

Esse lugar é excelente para quem gosta de aventura, pois existem muitas trilhas para conhecer no meio da mata, que dão em locais extremamente exuberantes. Em relação aos cuidados, é importante que leve também roupas adequadas e repelentes. 

Coloque pelo menos três lugares da Chapada dos Veadeiros na sua lista: o Vale da Lua, o Mirante da cachoeira dos Saltos do Rio Preto e a cachoeira Santa Bárbara.

Turismo de aventura canoagem

Conclusão

Embora esses quatro destinos sejam de tirar o fôlego, é válido ressaltar que nem todos estão preparados para um turismo de aventura. Se você não é uma pessoa acostumada a praticar esportes e curte lugares mais tranquilos, indicamos que pegue os locais mais leves e que vá se acostumando aos poucos. 

Essa adaptação é fundamental para que você não leve um choque e se assuste com o destino que irá conhecer. 

Para saber mais sobre dicas, lugares para conhecer e outros assuntos relacionados à viagem, continue no nosso blog!



Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ad Quadrado Artigo