Se tem uma coisa que muitos brasileiros adoram fazer é uma viagem ao exterior, afinal de contas, essa é uma grande oportunidade para conhecer novas culturas, visitar lugares famosos, experimentar comidas diferentes, colocar em prática um novo idioma e muito mais.

No entanto, apesar deste tipo de viagem ser uma grande experiência, normalmente ela não sai barato - até porque, o real está bem desvalorizado em relação a diversas outras moedas.

Agora, mesmo com este cenário não tão favorável, saiba que existem algumas maneiras para que o seu dinheiro renda mais em uma viagem ao exterior.

Dessa forma, você poderá conhecer um novo país, sem precisar gastar “rios de dinheiro”.

Quer saber como? Então continue acompanhando o artigo.

Viagem ao exterior: como fazer o seu dinheiro render mais

Dica 1: negocie

A habilidade de negociação é fundamental para que o seu dinheiro renda mais. E isso vale não só para uma viagem ao exterior, mas para a sua vida também.

Portanto, quando for fazer compras, reservas e resolver situações que envolvam a sua viagem, negocie. Não aceite logo de cara todas as condições e valores que ofereçam para você.

Sabe aquela história de “o não você já tem”? Pois então, se você não perguntar, não pedir descontos, as empresas e os vendedores vão oferecer aquilo que mais interessa a eles e não a você.

Então, quando precisar pagar ou comprar algo para a sua viagem, coloque em prática a arte da negociação. 

E para isso, segue uma dica: em vez de perguntar, por exemplo, “tem desconto à vista?", pergunte “qual é o desconto à vista?” Isso porque, ao substituir o “tem” por “qual” você já muda a abordagem. 

Se você pergunta “tem desconto?” a pessoa simplesmente pode responder “sim” ou, na maioria das vezes, “não”, “infelizmente não”.

Agora, se você pergunta “qual é o desconto?”, não tem como a pessoa responder simplesmente “sim” ou “não”. 

E isso vale para antes, durante e depois da sua viagem. Quanto mais você negociar, mais chances terá de economizar. E mesmo que você receba uma primeira resposta negativa, não desista, argumente e coloque suas considerações em jogo.

Dica 2: divida custos

Se você vai viajar com seu cônjuge, parentes ou amigos, busque dividir os custos. Assim, não ficará “pesado” para ninguém e claro, vocês poderão aproveitar o destino ao máximo.

Dica: 3 viaje na baixa temporada

Outra dica importante para você fazer o seu dinheiro render mais em uma viagem ao exterior, é viajar na baixa temporada.

Isso porque, nessa época do ano, o movimento é menor, há menos turistas indo para o destino e, consequentemente, os preços geralmente ficam melhores.

Portanto, se você não tem restrições com datas, veja quando é a baixa temporada no destino que pretende ir e viaje nesta época. 

Além de economizar, você consegue conhecer e aproveitar o destino de modo mais tranquilo, visto que há menos concorrência.

E se você quiser economizar ainda mais, escolha um destino em que o custo de vida é mais baixo.

Dica 4: hospedagem

Dependendo do lugar que você escolher para se hospedar, pode acabar ficando bem caro.

Por isso, durante o seu planejamento, pesquise por opções mais em conta de hospedagem.

Em vez de ficar em um resort ou em um hotel, por exemplo, procure um hostel, um apartamento no Airbnb ou uma pousada.

Assim, o seu dinheiro irá render mais, visto que as diárias nesses lugares geralmente são mais baratas.

Dica 5: alimentação

Diariamente, você precisará se alimentar no destino, e isso pode envolver uma parcela significativa do seu orçamento.

Por isso, para que o seu dinheiro renda mais, procure fazer as refeições em lugares mais simples e não tão próximos de atrações e pontos turísticos.

Dessa forma, você conseguirá uma boa economia em relação a alimentação.

E uma dica interessante para este tópico é pedir recomendações a moradores locais. Com certeza eles terão algumas boas sugestões para te dar.

Dica 6: transporte

Andar a pé obviamente é a maneira mais barata de você se locomover no destino. Porém, em alguns momentos da viagem você precisará de um outro meio de transporte.

Por isso, avalie as opções disponíveis e veja qual compensa mais. De repente, vale a pena pegar um Uber em vez de um táxi, ou ainda, andar de transporte público ou alugar um carro.

Cada tipo de transporte possui certas características, vantagens e desvantagens. Portanto, coloque todos eles no papel (ou no computador) e veja qual pode ajudar o seu dinheiro a render mais.

Dica 7: moeda estrangeira

Comprar a moeda estrangeira, seja em uma casa de câmbios ou em seu banco, é algo que você precisa fazer para a sua viagem ao exterior.

Agora, para que o seu dinheiro renda mais neste aspecto, é de suma importância que você compre a moeda aos poucos e com antecedência.

E sabe por quê? Porque o câmbio varia. Então um dia ele pode estar com uma boa cotação e em outro não.

Por isso, se você ir comprando a moeda com antecedência e de forma fracionada, você tem mais chances de aproveitar as baixas dela e de pagar um preço médio não tão elevado.

Imagine se você compra a moeda estrangeira de uma só vez e paga, por exemplo, R$5,68 por cada dólar. E se daqui a uma semana esse valor for para R$5,33? Essa diferença de centavos já faz uma grande diferença na quantia total.

Dica 8: atrações e passeios gratuitos

Como sabemos, existem algumas atrações e alguns passeios imperdíveis que são pagos. Então você só consegue conhecê-los e fazê-los comprando um bilhete ou um ingresso.

No entanto, existem diversas atrações e passeios que são gratuitos. Portanto, aproveite-os também. Não deixe de colocá-los em seu roteiro de viagem.

Além disso, determinadas atrações, festivais, museus, galerias de arte, etc. que são pagos, possuem dias ou horários específicos durante a semana que ficam gratuitos.

Por isso, vale a pena se informar sobre eles também para aproveitá-los e claro, fazer o seu dinheiro render mais.

E uma dica final: crie uma planilha e organize todos os gastos referentes à sua viagem. Tenha tudo bem claro e alinhado para você não ter dor de cabeça depois.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem