Ad Horizontal

O cartório virtual facilita diversos serviços que são oferecidos online, um deles é a venda de precatórios, mas muitas pessoas ainda não conhecem o que é e como ele funciona. Por isso, neste post conheça mais sobre os cartórios virtuais e os serviços prestados.

cartorio virtual
A internet facilitou o dia a dia de muitas pessoas e profissionais, e uma das comodidades oferecidas é o cartório virtual, permitindo que o interessado realize serviços sem a necessidade de ir presencialmente a um cartório.

Se você quer saber o que é e como utilizar o cartório virtual, acompanhe a leitura. 

O que é cartório virtual? 

O cartório virtual é um serviço prestado em todo o país, sendo utilizado para diversos serviços, como a emissão de diversas certidões.

Os procedimentos são realizados pela internet, facilitando o acesso a documentos necessários em diversas situações, como:

  • Comprovar antecedentes criminais
  • Autenticação
  • Registros
  • Procedimento para venda de precatórios

Essa opção oferece agilidade para empresas e pessoas físicas que necessitam utilizar algum desses serviços, sem ter que se deslocar até um cartório. Para isso, é preciso apenas informar os dados solicitados e realizar o pagamento.

Contudo, para utilizar os serviços de cartório virtual autenticação é recomendado verificar os que estão habilitados para prestar esse atendimento. 

Quais os serviços prestados?

O cartório virtual possui uma tabela com muitos serviços, que você pode utilizar sempre que necessário. Alguns serviços oferecidos pelo cartório virtual:

Certidões de antecedentes criminais

As certidões de antecedentes criminais são solicitadas por empresas para contratação de profissionais e posse em concursos públicos. Esse documento pode ser estadual ou federal, sendo um serviço prestado pelo cartório na internet. 

Emissão de procurações

A emissão de procurações também é um serviço prestado online pelos cartórios, permitindo que o interessado neste serviço o realize sem precisar ir presencialmente até o cartório. 

Reconhecimento de procurações

O reconhecimento de procurações também é um serviço realizado pelos cartórios e na internet, sendo um processo exigido por diversos órgãos.

Registro civil

O registro civil também pode ser realizado no cartório online, sendo um procedimento necessário em muitas situações, como:

  • Adoções 
  • Nascimentos
  • Casamentos
  • Óbitos
  • Reconhecimentos de paternidade
  • Divórcios
  • Averbações

Esse serviço feito pelo cartório online é bem simples. Para isso, é necessário informar os dados, documentos e demais informações, pagar a taxa e, após a solicitação do registro, aguardar o prazo de entrega do cartório. 

Registro de títulos

O registro de títulos é muito procurado nos cartórios pelas empresas, e quem precisa utilizá-lo pode fazer online, por meio do cartório virtual. 

Registros de imóveis

O serviço de um cartório virtual também pode ser utilizado após a compra de uma propriedade, no registro do imóvel

Segunda via de certidões 

Engana-se quem pensa que somente os cartórios presenciais oferecem a segunda via de certidões, já que pela internet também é possível obter esses documentos.

A segunda via de certidões é um dos serviços que podem ser realizados no cartório virtual, disponível para documentos, como:

  • Certidão de nascimento, casamento, óbito
  • Títulos
  • Protestos
  • Documentos diversos

A segunda via de certidões é oferecida virtualmente, mas alguns oferecem a retirada presencial, basta escolher em qual cartório você prefere fazer a retirada do documento. 

Tabelionatos de notas

O serviços de tabelionatos de notas também é prestado pelos cartórios virtuais, sendo mais utilizado para:

  • Atas notariais
  • Testamentos
  • Lavrar procurações públicas e escrituras

Dessa forma, qualquer interessado, seja pessoa física ou jurídica pode ser atendido por um cartório virtual. Para solicitar o serviço desejado, é só acessar o site do cartório na internet e seguir o passo a passo, informando os dados solicitados pelo sistema.

Cada serviço tem um custo conforme a tabela de preços, que geralmente pode ser acessada no próprio site do cartório virtual.

cartorio virtual servicos 2

Como vender seu precatório

A venda de precatórios é uma forma do credor receber os valores devidos pela Fazenda Pública com maior agilidade, porém para que isso ocorra de maneira segura,  é preciso procurar uma empresa especializada em compra e venda de precatórios. A autorização que regulariza a cessão de crédito está disposta no Parágrafo 13 do Artigo 100 da Constituição Federal.

Cessão de crédito é um termo utilizado quando um credor faz a venda dos seus direitos ao título, cedendo a um terceiro que pode ser pessoa física ou jurídica, por meio de um tabelionato de notas. O credor pode ceder tanto títulos de natureza alimentar quanto não alimentar. 

A parte devedora, no caso órgãos municipais, estaduais ou federais, não precisa autorizar esse procedimento, sendo um acordo entre o credor e a empresa que fez a compra do título. 

Esse recurso é muito utilizado pelas pessoas que precisam receber os valores com rapidez, afinal, os precatórios, independentemente da esfera do governo a que o título pertence, é conhecido pelos atrasos nos pagamentos aos credores. 

Muitos títulos demoram até 2 anos e meio para serem pagos, outros ainda mais devido a instabilidade na economia e fatores sociais que influenciam no orçamento dos municípios, estados e União. 

Dessa forma, a venda de precatórios se tornou a opção mais segura e rápida de receber esses valores. Para que isso ocorra, é importante sempre realizar a cessão de crédito para empresas especializadas e idôneas, evitando transtornos futuros ou golpes que possam ocorrer nesse tipo de situação. 

Como efetuar a venda de precatórios através do cartório virtual? 

A venda de precatórios também é outro processo que necessita dos serviços de um cartório virtual. Ao vender o seu título, é preciso realizar a formalização do contrato por meio da assinatura em cartório.

O credor pode realizar a  assinatura do contrato pelo cartório virtual e, após isso, a empresa que comprou o título deve fazer alguns procedimentos para que a cessão do crédito seja devidamente concretizada. 

Para garantir a segurança da venda e a sua formalização, a empresa que compra o precatório costuma indicar os cartórios em que o credor consegue realizar a assinatura do contrato de cessão de crédito.

Gostou de saber como funciona o cartório virtual? Então, siga as nossas dicas para usar esse serviço com comodidade e segurança, seja para precatórios ou outros procedimentos.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ad Quadrado Artigo