Ad Horizontal

Como abrir um bar de sucesso? Essa é uma pergunta que muitas pessoas que sonham em empreender no ramo gastronômico fazem, afinal, ninguém quer começar um negócio para ter prejuízo e dor de cabeça depois.

Como abrir um bar de sucesso
Por isso, se você anda pensando sobre este assunto, com certeza as dicas e informações que separamos neste artigo vão te ajudar! Veja.

Como abrir um bar de sucesso?

1. Localização

Para começar, o seu bar precisa estar em um local estratégico, onde há movimento e um bom fluxo de pessoas.

O seu bar não pode ficar em local “deserto”, onde as chances de atrair clientes são pequenas.

Por isso, ao pensar em como abrir um bar de sucesso, não deixe de considerar a localização do estabelecimento. Pesquise bastante e avalie quais regiões têm mais potencial.

Geralmente, locais próximos a faculdades, cursinhos e escritórios tendem a ser mais interessantes e lucrativos, mas claro que isso não é uma regra, por isso, é essencial pesquisar e analisar cada cenário.

2. Equipe

Todo estabelecimento gastronômico precisa de uma equipe, seja com 5, 10, 20 ou mais colaboradores. Não dá para você fazer tudo sozinho.

Você precisa de garçons, de barman, de cozinheiros, de auxiliares de limpeza...

Por isso, contrate profissionais qualificados para integrar a equipe que irá trabalhar no seu bar. Tenha colaboradores que, de fato, vistam a camisa.

E quando a sua equipe estiver definida, é fundamental que você deixe claro para todos a importância do bom atendimento. 

Inclusive, é interessante que você ofereça alguns treinamentos periódicos para que os colaboradores estejam sempre em constante aperfeiçoamento.

3. Ambiente

Outro ponto de suma importância que você deve considerar ao pensar em como abrir um bar de sucesso, refere-se a maneira como o ambiente será estruturado.

Por exemplo, como os móveis serão colocados? Qual será a decoração? As cores? A iluminação? A identidade visual? Tudo isso precisa ser bem avaliado.

O ambiente precisa ser pensado para ser agradável, aconchegante, bem arejado, organizado, divertido e descontraído. 

Pense em como você gostaria do ambiente, caso fosse um cliente.

E para te ajudar nisso, vale a pena buscar referências e inspirações na internet. Com certeza elas te ajudarão a ter mais ideias.

Além disso, é importante que o ambiente tenha itens de qualidade, desde os talheres e copos utilizados até os móveis que as pessoas utilizarão.

Por isso, durante o seu planejamento, pesquise quais são as melhores cadeiras e mesas para bares, quais são os melhores pratos, garfos, facas, colheres, etc. Cada detalhe conta para a experiência dos consumidores. 

Já pensou se um cliente escolhe uma mesa que fica balançando? Ou se utiliza uma faca que mal dá para cortar uma carne?

4. Marketing Digital

Para que o seu bar faça sucesso, além de se atentar aos tópicos anteriores, é fundamental que você invista em marketing digital.

Isso porque, essa é a melhor maneira de divulgar o seu bar e assim conseguir atrair cada vez mais clientes.

O seu bar precisa ser conhecido, ele precisa ser notado pelos consumidores.

Portanto, tenha um perfil no Instagram, uma página no Facebook, um site e até mesmo um blog ou um canal no YouTube.

Esteja onde os seus clientes estão. Não dependa apenas do boca a boca.

5. Criatividade, inovação e diferenciais

Como abrir um bar de sucesso 2
Como você sabe, existem inúmeros bares espalhados por aí e todos os anos surgem novos estabelecimentos.

Sendo assim, para destacar o seu bar dos outros e ter resultados melhores do que eles, é fundamental que você invista em inovação e criatividade.

Não faça mais do mesmo. Seja diferente. E já que falamos nisso…

Tenha, no mínimo, um diferencial, algo que o seu bar faça ou ofereça que os concorrentes não. 

Desenvolva ações e estratégias que criem uma identidade em seu bar, algo que as pessoas só encontrem nele.

Por exemplo, o seu bar pode ter um prato diferente, uma bebida diferente, uma atração diferente… enfim, use a criatividade e inove sempre que possível.

6. Persistência

Por fim, tenha persistência. E sabe por quê? Porque qualquer negócio, principalmente no início, pode enfrentar dificuldades e obstáculos, faz parte do jogo.

Porém, se abrir um bar é o seu sonho, o seu objetivo, vá em frente e não desista no primeiro contratempo que tiver.

O caminho até o sucesso não é rápido e fácil, por isso seja persistente. Batalhe para ter um estabelecimento que lhe dê orgulho. Faça acontecer.

Bônus: qualidade nos pratos e nas bebidas

Seguir as seis dicas anteriores com certeza te ajudarão a ter um bar de sucesso, porém, uma coisa que não pode ser deixada de lado é a qualidade dos pratos e das bebidas que o seu estabelecimento oferece.

Isso porque, os consumidores que vão até um bar consomem petiscos, porções, lanches, cervejas, sucos, etc. e, caso esses itens “fiquem devendo”, a tendência é que os clientes não retornem tão cedo - o que é ruim para o sucesso de qualquer empreendimento.

Portanto, considere os seis aspectos que citamos ao longo deste artigo, mas jamais deixe de lado a qualidade dos pratos e das bebidas que o seu bar oferece.

E então, agora a pergunta “como abrir um bar de sucesso” está mais clara para você? Esperamos que as dicas e informações apresentadas neste artigo tenham lhe ajudado. Até a próxima!

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ad Quadrado Artigo