Ad Horizontal

O hábito de compra pela internet aumentou nos últimos anos, especialmente em 2020, devido à pandemia de Covid-19. Com o isolamento social, as pessoas recorreram ao comércio online para adquirir produtos.

comprar pela internet 1
E com essa transformação digital, as lojas que fornecem para os maiores marketplaces do mercado, como a Shoptem, também realizam vendas diretas para o consumidor. Assim, se tornam confiáveis para as compras online. 

Isso é muito importante, porque diversos consumidores ainda têm dúvidas se é seguro comprar pela internet. E isso é válido, porque apesar de este não ser um processo difícil, é preciso ficar atento a alguns detalhes. 

Caso você tenha dúvidas, continue neste artigo, porque  vamos explicar tudo que é necessário saber antes de comprar pela internet. Então continue conosco!

O crescimento da compra pela internet

Quem não conhece uma pessoa que fez ao menos uma compra pela internet? Essa realidade já é comum para muita gente, que prefere o modo online de comércio, em comparação ao tradicional. 

Na contramão da crise econômica enfrentada por muitos setores, o e-commerce encontrou uma grande porta para o crescimento. 

De acordo com dados da empresa de inteligência de mercado Neotrust/Compre&Confie, o comércio online no Brasil teve um faturamento de R$ 33 bilhões no segundo trimestre de 2020. Isso representa um crescimento de 104,2%, em comparação a 2019. 

E quase 58 milhões de consumidores fizeram sua primeira compra pela internet em 2020. Esse número chama a atenção pelo aumento da confiança das pessoas para o e-commerce.

comprar pela internet 2

Compra pela internet: como funciona?

Outra dúvida muito comum entre as pessoas é como funciona a compra pela internet. Como adiantamos anteriormente, este processo é fácil. 

Mas antes de começar a comprar, é importante saber que cada loja virtual apresenta características diferentes neste processo. 

Contudo, o passo a passo da compra é praticamente o mesmo. Veja como ele funciona.

  • na página da loja virtual,você irá buscar o produto desejado;
  • após encontrá-lo, clique em "Comprar" ou "Adicionar ao carrinho";
  • depois disso, será aberta uma página de cadastro, que solicita informações como nome completo, CPF, endereço e email;
  • depois do cadastro ser feito, será aberta a página para o pagamento;

Geralmente os e-commerces aceitam como pagamento o cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Assim, você pode escolher a melhor opção para pagar. 

Se a opção escolhida for o cartão de crédito, as lojas costumam pedir informações, como a bandeira (se é Mastercard, Visa, Mastercard, etc), nome do titular, número do cartão, data de validade e código de segurança, que são aqueles três números que ficam no verso. 

Feito o pagamento, a loja emitirá um e-mail confirmando a compra e o número do pedido. No caso do pagamento por boleto, esta confirmação pode ocorrer dentro de um prazo, geralmente de 24 horas. 

Quando você receber o produto em casa, pode ainda pedir a troca ou reembolso, caso este não tenha agradado. O prazo para esse procedimento é de 7 dias úteis. 

Como fazer compra pela internet com segurança

Se após conhecer mais sobre compra pela internet, você deseja começar a comprar sem sair de casa, os e-commerces têm diversas opções, mas que precisam ser bem avaliadas. 

Por isso, tenha cautela na hora de se aventurar nas lojas online. E para te ajudar, separamos alguns cuidados essenciais que devem ser tomados. Acompanhe abaixo. 

Pesquise e escolha bem a loja virtual

Antes de comprar em uma loja online, pesquise mais detalhes sobre ela e tenha certeza de que a compra é segura. 

Por isso, prefira e-commerces e marketplaces conhecidos no mercado e que tenham boas avaliações dos usuários. 

Verifique a segurança

A segurança é fundamental para os clientes que fazem uma compra pela internet. Por isso, escolha sites que apresentem um certificado de segurança. 

Você pode identificar esse certificado ao ver um símbolo de cadeado ao lado do endereço, que indica que ele é seguro, protegendo os seus dados contra os criminosos. 

Busque por depoimento de clientes

A velha propaganda boca a boca é muito útil no processo de compra pela internet. Ou seja, a opinião dos clientes que compraram em devido site é muito importante. 

Em páginas como o Reclame Aqui você encontra depoimento de pessoas, e descobre qual a reputação da empresa. 

Busque informações sobre a empresa

É importante analisar informações como endereço e CNPJ da loja onde você fará a compra pela internet. Por meio desta pesquisa, você informará se os dados da empresa são reais, assim aumentando a confiança no e-commerce. 

Veja quais são os canais de contato

Verificar quais são os canais de contato da loja. Porque em caso de problemas, ou mesmo se dúvidas surgirem, você precisará de um atendimento eficiente.

Muitas empresas oferecem como canal de atendimento um número de  telefone, e-mail, chat e também pelas redes sociais. 

Troca e devolução

A compra pela internet pode não ser uma experiência satisfatória para o consumidor, quando um produto  não atende às expectativas. 

Por isso, vale pesquisar sobre como funciona a política de troca e devolução da loja, antes de fazer a compra. 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, há o prazo de 7 dias, a partir da compra ou recebimento do produto, para solicitar a devolução, sem nenhum prejuízo ao comprador.

Cuidado com os dados 

Como a maioria das lojas virtuais trabalha com o cartão de crédito, tenha cautela. Apesar de não serem solicitados dados como senhas e dados bancários, preste atenção. 

Na compra pela internet, é só digitar o número do cartão, nome do titular, validade e código de segurança. 

Assim, se mais informações forem solicitadas, desconfie e não finalize a compra. De preferência, busque outro e-commerce. 

Finalizar a compra em ferramenta segura

Além dos sites, muitos empreendedores apostam nas redes sociais, e aplicativos como Whatsapp para as suas lojas online. 

Mas, ao finalizar a compra, sempre exija uma ferramenta segura de pagamento. Isso garante muito mais segurança no pagamento, do que fazer depósitos na conta do lojista, por exemplo. 

Não compre em computadores e redes públicas

Quando for fazer a sua compra online, evite usar computadores e redes públicas. Faça esse processo em uma rede privada e de preferência, usando um celular ou computador pessoal. 

Se você está conectado a uma rede pública de Wi-fi, os dados pessoais fornecidos para a compra estão mais expostos, e sujeitos a vazamento. Ou então o aparelho pode ser contaminado com vírus. 

Acompanhe os passos da compra

Por fim, tenha o cuidado de acompanhar o seu pedido, após a finalização da compra pela internet

As empresas avisam que o pedido foi confirmado e enviam um código para o rastreamento de sua compra, e a previsão de entrega. 

E sempre guarde e-mails, SMS ou mensagens de Whatsapp que confirmem o envio, para problemas que possam ocorrer no futuro e você tenha como provar que a empresa garantiu o envio.

comprar pela internet 3
Gostou das nossas dicas sobre compra pela internet? Então não deixe de acompanhar nossos conteúdos, com informações importantes sobre o e-commerce e o seu diferencial. 

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Ad Quadrado Artigo