O marketing digital ajudou a construir, diante da forte crise que ocorreu devido a pandemia, a criação de novos mercados.

Ele possibilitou a transformação das empresas que se propuseram a se adaptar à nova realidade do mercado.

Até mesmo o marketing digital sofreu mudanças significativas durante esse processo de transformação digital que ocorreu, pela mudança de hábitos dos consumidores durante a pandemia.

O marketing digital tem sua base no marketing tradicional, entretanto as estratégias tiveram que ser adaptadas à nova realidade virtual.

Com o auxílio de ferramentas digitais, capazes de lidar com o volume de dados gerados nas vivências online, com a velocidade das comunicações nos múltiplos canais, muitas vezes a tecnologia apenas aprimorou as ferramentas tradicionais.

Não se pode mais pensar em uma economia para os próximos anos que não esteja em sincronia com o marketing 4.0, simplesmente porque estamos diante de uma evolução cultural que necessita de novos processos para assegurar as relações comerciais entre fornecedores e consumidores.

Por todas essas mudanças o mercado de Martechs (marketing digital aliado às tecnologias digitais) vai crescer exponencialmente no Brasil, tudo isso se justifica na explosão do uso das plataformas mobiles, e no constante crescimento do mercado digital.

1. Negócios mais personalizados

Você pode estar se perguntando como funciona o Marketing digital hoje, pois bem, a chamada “internet das coisas” tornou a conectividade muito mais presente nas vidas dos consumidores.

O marketing digital de hoje utiliza cada vez mais a tecnologia para ter sucesso no mercado, ele simplifica ações para garantir a agilidade nos processos de interação com os leads nos vários canais digitais, criando um relacionamento personalizado.

Já estamos experimentando o “marketing 4.0”, no qual o que importa é a facilidade com que seu público acha sua marca na rede e a velocidade com que as informações sobre os produtos e serviços chegam a este público.

A publicidade nos garante informações não só sobre os produtos e serviços desejados, mas também nos informa sobre as novas tecnologias no mercado.

O marketing digital tem a tarefa de mostrar para os futuros clientes como os produtos e, ou serviços são importantes para as suas vidas, a relevância, o valor que esse produto traz para as vidas dos consumidores.

Hoje as estratégias do marketing são pensadas em um novo contexto, no qual a relação com o cliente tem que ser diferenciada, não basta entregar o produto ideal para o público certo.

Você precisa conhecer seu público, entender seus hábitos, qual as redes sociais que mais usam, seus gostos, o seu conteúdo deve ser pensado, planejado para atingir o segmento certo do público que quer alcançar.

2. Velocidade nas negociações

Hoje o mercado tem suas especificidades, a velocidade, a necessidade de agregar valor aos produtos, o relacionamento das marcas com os clientes, a dinâmica dos processos, a expansão e evolução das tecnologias.

Devido ao alto volume de interatividade que acontecem a cada hora que se está conectado, sem boas estratégias de marketing digital é praticamente impossível uma empresa continuar no mercado tanto digital como físico.

A importância do marketing digital se dá pelo fato de que ele é o próprio marketing que evoluiu para atender o mercado digital, ele já tinha suas técnicas, que foram aprimoradas.

Uma das mudanças mais sensíveis com que o novo marketing teve que lidar foi a diversidade de canais de comunicação que se pode usar para conversar com os clientes e que essa comunicação ocorre em uma via de mão dupla, onde o cliente conversa com a marca.

Tudo isso fez com que o marketing digital se tornasse fundamental no processo de escolha do cliente, com tantas opções, praticamente uma chuva de informações em um clique.

Foi preciso ter um marketing capaz de entregar informações corretas sobre seus produtos para aqueles clientes que estão à procura desse produto ou serviço, gerando oportunidades satisfatórias para ambos os lados.

Fazer com que essas informações cheguem em tempo real aos leads, é o grande desafio, e sem o auxilio da tecnologia até mesmo impossível.

Outra mudança que faz com que o marketing digital seja muito importante para as empresas é que nele sua empresa consegue mensurar os resultados, medir, verificar quantas pessoas abriram seus e-mails, quantas viram seu anúncio do google, no facebook, quais são as mídias que mais levam visitantes para seu site.

Isso faz com que o marketing digital da sua empresa possa evoluir, repensar as estratégias, atingir cada vez mais os objetivos planejados, tornando-o indispensável para ter sucesso no mercado.

Hoje a velocidade na disponibilização de informações sobre um produto ou um serviço, a resposta aos questionamentos do cliente, o feedback, são os pontos decisivos para que uma empresa fique no mercado digital e tenha sucesso.

3. Desenvolvimento tecnológico

Atualmente existe no brasil uma forte tendência na integração entre sistemas ERP (que faz a gestão dos processos empresariais) e o CRM (que realiza melhorias no atendimento ao cliente ao conectar todos os pontos de contato do negócio).

Essa integração tem sido cada vez mais necessária, pois possibilitou o atendimento do público da tecnologia mobile e do e-commerce promovendo a negociação direta entre as empresas e seus clientes.

Toda essa mudança no comportamento dos consumidores fez com que as empresas tenham que otimizar cada vez mais os processos envolvidos nas estratégias do marketing digital, utilizando cada vez mais tecnologia para garantir a agilidade nos processos.

O marketing digital na economia do Brasil tem sido uma alavanca para os negócios, tem gerado renda e novas oportunidades de crescimento principalmente nas áreas tecnológicas.

O marketing digital ajudou muitas empresas a se manterem em funcionamento mesmo diante da crise econômica que se instalou no Brasil durante a pandemia e tem sido um caminho para a recuperação dos negócios.

Todo esse impacto que o marketing digital causa na economia tem uma forte ligação com a evolução tecnológica, pois é ela que traz toda dinâmica aos processos de compra e venda na internet.

No Brasil, espera-se uma taxa positiva de crescimento do PIB em 2021, entretanto a recuperação da economia será lenta provavelmente alcançada somente em 2024.

“Com o crescimento de 14% da publicidade online, este ano no Brasil esse mercado deve movimentar por volta de R$9,5 bilhões”.

As pesquisas já mostram que 93% das compras no Brasil iniciam com uma busca na internet, abrindo caminho para a compra em outros canais, até mesmo nas lojas físicas, por isso o marketing digital tem apostado cada vez mais na multiplicidade de canais para garantir espaço para a empresa no mercado digital.

O meio digital tem cada vez mais força na tomada de decisão de compra dos consumidores brasileiros, desde o início das pesquisas por produtos e serviços até o pós-venda, o mercado mobile é responsável por grande parte disso pois possibilitou aos usuários a conectividade na palma das mãos.

Já existe falta de profissionais especializados no mercado de marketing digital, nos próximos anos o mercado digital no Brasil triplicará suas transações comerciais.

O marketing digital será o responsável pelo planejamento, pelas escolhas que sua empresa deve fazer para estar no mercado digital nos próximos anos, as tendências apontam para um marketing aliado às tecnologias (Martechs).

As empresas que não forem capazes de acompanhar a evolução tecnológica, as novas dinâmicas do mercado como os mecanismos de busca SEO, o inbound marketing, multiplicidade de canais, não terão oportunidades no mercado brasileiro nos próximos anos.

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