Muitas pessoas querem ficar em forma, mas não tem tempo ou não querem ir à academia para isso. Mas isso não é mais um problema, já que é possível comprar online todos os equipamentos necessários para fazer exercícios em casa.

Como fazer exercicios em casa e se manter em forma

O sedentarismo pode causar muitos problemas à saúde física e mental, por isso realizar exercícios com frequência ajuda a manter tanto a saúde emocional em dia quanto a saúde do corpo. Já o sedentarismo é causador de diversos malefícios, como sedentarismo, AVC, diabetes, entre outros problemas.  

Quer saber como fazer exercícios em casa? Então, acompanhe a leitura do nosso post e saiba tudo. 

Afinal, o que é sedentarismo e exercícios em casa para deixá-lo?

Antes de saber como fazer os exercícios, é preciso entender o que é sedentarismo e como evitar os seus malefícios.

Engana-se quem pensa que somente a falta de prática de atividades físicas é considerada sedentarismo, existe um mínimo para que uma pessoa seja ativa. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), pessoas que fazem menos de 150 minutos de atividade física leve já são consideradas sedentárias.

Essa regra é válida para pessoas que estão dentro da faixa etária dos 18 aos 60 anos. Assim, pessoas que não praticam atividade física acima de gasto calórico de atividades de repouso, como dormir são consideradas sedentárias. 

As atividades leves são exercícios físicos que possuem gasto parecido com escrever, lavar a louça, andar com lentidão, cozinhar.

Atividades com gasto calórico de 3 a 6 METs/minuto são consideradas moderadas, que podem corresponder diretamente, já para ser intensa o consumo deve ser acima de 6 METs/minuto. Com isso, para não ser considerado sedentário, é necessário realizar atividades físicas moderadas 5 vezes por semana por, pelo menos, 30 minutos.

Já pessoas que realizam atividades físicas  intensas 3 vezes por semana devem realizar pelo menos 20 minutos durante esses dias para não serem consideradas sedentárias.

Qual exercício em casa?

Há diversos tipos de exercícios em casa que podem ser realizados, conforme o seu condicionamento físico, saúde e recomendações profissionais.

Os principais exercícios que podem ser praticados:

  • Pular corda
  • Yoga
  • HIIT
  • Polichinelo
  • Esteira, caminhada ou corrida
  • Corrida estacionária
  • Abdominal agrupada
  • Pilates

Pular corda

Pular corda é um dos exercícios mais simples para fazer em casa. Porém, para isso, além da corda apropriada, é necessário utilizar roupas e tênis adequado para realizar a prática. 

Faça a prática em um solo apropriado, plano e firme para evitar lesões. Antes, verifique com o seu médico a liberação para fazer esses exercícios. 

Yoga

O Yoga é uma prática milenar que trabalha corpo e mente. Assim, se você quer ficar em forma em casa, mas também aproveitar os benefícios para diminuir o estresse e a ansiedade.

Assim, como em outros exercícios em casa, o Yoga também precisa ser praticado com alguns cuidados. O ideal é seguir aulas de professores habilitados para ensinar a prática, assim é possível evitar lesões e evitar fazer as posturas de forma incorreta, o que pode causar dores e desconfortos. 

Esteira

Esteira é um aparelho multifuncional, pois além de permitir um dos exercícios em casa mais democráticos, que é a caminhada, também oferece a vantagem de correr sem ter que sair pra rua. 

Apesar do investimento, quem utiliza esse aparelho dificilmente deixa de lado para manter a saúde em dia e ficar em forma. 

Corrida estacionária

Se você não quer utilizar nenhum aparelho para fazer seus exercícios em casa, a corrida estacionária é uma ótima opção para rotina saudável. Por meio dela, é possível obter os bons resultados da corrida de rua, mas sem precisar sair de casa. 

Para seguir esse exercício, em 40 segundos faça 4 séries, depois descanse 20 minutos ao finalizar cada uma delas. 

exercicio em casa para perder peso rapido

Qual o melhor exercício para perder peso rápido?

Se você busca exercícios em casa para ficar em forma e perder peso rápido, é necessário verificar se está tudo em ordem com a sua saúde para começar a praticar atividades que são mais intensas, como pular corda que, apesar de ser ótima, pode causar problemas no joelho se for feito da forma errada.

Sem dúvida, pular corda é um dos exercícios mais adequados para perder peso. Para se ter uma ideia, o gasto calórico de uma prática de 30 minutos é de 300 calorias. 

Entretanto, os benefícios não param por aí, pular corda também é excelente, além da perda de peso, para tonificar os músculos do corpo, panturrilha, coxas, abdômen e bumbum.

Contudo, se você tem algum problema de saúde que impeça de pular corda ou outros exercícios em casa que tenham mais impacto, uma alternativa é a dança. 

Danças como zumba e ritmos podem ser feitas individualmente, ou seja, não precisam de um par, e ainda podem ser feitas em casa, apenas com a instrução de um professor por vídeo. 

Quanto custa o exercício em casa?

O exercício em casa não tem um custo definido, pode ser bem barato ou não, conforme as suas necessidades e exigências. 

Se você quer garantir sua segurança e não praticar atividades sem um bom equipamento, esteiras e bicicletas ergométricas pode ser uma boa escolha para fazer exercícios em casa. 

Entretanto, esses aparelhos possuem preço mais elevado, porém sendo recompensados com a durabilidade e o uso, que sai mais barato do que frequentar uma academia, por exemplo. E ao final do pagamento, o aparelho é seu, já na academia, você só pode utilizar os equipamentos enquanto estiver estiver pagando a mensalidade. 

A faixa de preço desses aparelhos costumam ficar a partir de R$1.000, podendo ultrapassar bem esse valor conforme a marca e tecnologia do equipamento. 

Com o orçamento mais apertado, você ainda tem a opção de comprar outros equipamentos que podem auxiliar nos exercícios em casa. O Yoga, por exemplo, é uma das atividades mais em conta para fazer em casa, pois você pode comprar apenas um tapete apropriado para a prática e começar. O custo pode variar, mas o preço médio não costuma ultrapassar os R$100,00. 

Agora que você já sabe como fazer exercícios em casa, siga nossas dicas, mas sempre com a consulta aos profissionais para saber se está realizando as atividades corretas para as suas condições de saúde. 

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem