Recife é a capital do estado de Pernambuco, no nordeste do país, e uma cidade costeira vibrante e agitada.

A área de Recife é popularmente conhecida como Veneza do Brasil, por suas muitas pontes, canais e pequenas ruas de conexão.

E é possível explorar toda a cidade gastando pouco, principalmente se você optar pelo aluguel de carros.

Vale lembrar que Recife recebeu seu nome em referência aos recifes de coral que margeiam sua costa. Originalmente construída como uma cidade portuária, hoje é uma grande exportadora de açúcar, algodão e café. 

Continue lendo este artigo e veja as melhores dicas de viagem em Recife.

História de Recife

Antes da invasão holandesa, quando Olinda ainda era a capital do estado de Pernambuco, Recife era simplesmente uma pequena vila portuária, com os primeiros assentamentos na região sendo marcados no início da década de 1530.

Em 1630, porém, os holandeses invadiram Olinda e causaram muitos danos. Entretanto, em 1637, o venerado governador holandês Maurício de Nassau chegou ao Recife e iniciou um processo de urbanização, com artistas e arquitetos vindos da Holanda para ajudar a formar a cidade.

Isso deixou a cidade muito mais rica cultural e intelectualmente e, após a saída dos holandeses, Recife continuou a crescer e se expandir.

Um grande contribuinte para essa expansão foi o porto original que a cidade possuía, pois fornecia muitas riquezas e fazia do Recife um importante centro comercial.

A rivalidade irrompeu entre Olinda e Recife, e a Guerra dos Mascates resultou no início do século XVIII.

O sucesso contínuo de Recife como centro de comércio possibilitou a industrialização da cidade no início do século 20, e nos últimos anos a atenção está voltada para o turismo, pois a cidade oferece uma história rica, ótimas praias e muitos pontos turísticos.

O que fazer em Recife com pouco dinheiro?

Recife tem belas ruas, igrejas e edifícios antigos para explorar. O Recife Antigo tem uma grande seção que vale a pena passar um dia passeando, observando e entrando em prédios antigos de origem holandesa.

A área da praia de Boa Viagem é o local mais procurado pelos turistas, com uma grande variedade de hotelaria, restaurantes e vida noturna. São muitas opções para fazer seu o dinheiro render mais nessa viagem gastando pouco.

Veja os pontos turísticos para visitar em Recife:

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand é uma instituição cultural sem fins lucrativos administrada e financiada pelo entusiasta da arte Ricardo Brennand.

É composta por uma galeria de arte, biblioteca, museu e um parque dedicado às coleções holandesas do século 17 do domínio holandês no Brasil. 

Maravilhe-se com a beleza do corpo a corpo e as armas medievais exibidas no Museu do Arsenal e a extensa coleção de pinturas de Frans Post, o primeiro paisagista do Novo Mundo. 

Praia de Boa Viagem

Com pouco mais de seis quilômetros, fica a imperdível praia de Boa Viagem, a mais popular de Recife.

Dê um passeio ao longo dos recifes naturais que deram o nome à praia, com piscinas naturais que se formam ao redor da orla quando a maré baixa chega.

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Localizada na Várzea, essa estrutura em forma de castelo é cercada pela Mata Atlântica. Dê um passeio dentro do prédio e maravilhe-se com as lojas de cerâmica do escultor Francisco Brennand.

Dentro, você encontrará uma infinidade de arte, armaduras, espadas e artefatos europeus e brasileiros.

Entre as próprias obras-primas criativas de Brennand estão os azulejos e esculturas femininas anatômicas em exibição. O próprio Brennand é até conhecido por posar com turistas para fotos.

Capela Dourada

Visite a Capela Dourada e admire a arquitetura dedicada à Ordem Franciscana. Construída em 1697, os arcos da capela representam as majestosas criações de Luis Mercado.

Maravilhe-se com os nichos laterais de Antônio Martins Santiago dedicados a São Cosme e São Damião. Ao caminhar ao lado dos altares, veja a coleção de azulejos agrupados nas paredes.

Parque Mirabilandia

Faça uma aventura em família nesse parque de diversões temático, o terceiro maior do Brasil. Passeie até ao Tio Pas Pedras e descubra a pequena cascata e nascente rodeada de jardins.

Se você ama casas mal-assombradas, a Mansão do Terror é para você. Você embarcará em uma missão misteriosa, com criaturas assustadoras.

Paço Do Frevo

Esse centro cultural foi inaugurado em fevereiro de 2014 e oferece aulas de dança e música. É dedicado principalmente ao lazer e à pesquisa sobre cultura. Eles são bastante populares,recebendo mais de 100 mil visitantes apenas no primeiro ano. 

A escola de dança tem como foco a dança do frevo. Lá dentro você encontrará uma sala vermelha, onde nomes de celebridades adornam as paredes. 

Jardim Botânico

Dentro do Jardim Botânico há exposições e trilhas para caminhada. É um lugar perfeito para fazer um piquenique com a família, uma aventura de domingo ideal.

Você pode visitar todo o jardim sozinho, mas é melhor ter um guia que conheça as diferentes espécies de plantas.

Museu da Cidade do Recife

O museu abriga mais de 2.500 livros e quase 2.000 mapas digitalizados e projetos arquitetônicos. Foi construído em 1982 e guarda peças que celebram a cidade. Eles também oferecem oficinas gratuitas, como aulas de aquarela botânica para adultos.

Parque da Jaqueira

O Parque da Jaqueira é o maior do Brasil. Você pode andar de bicicleta, patinar e outras atividades ao ar livre dentro do local. Possui ainda parque infantil, vários jardins e plantas ornamentais. 

Museu Cais do Sertão

O Cais do Sertão, hoje um museu, costumava ser os antigos armazéns do porto. É uma homenagem às histórias do povo brasileiro. Possui algumas atrações como a Sala da Poesia, o Túnel Origen, o Túnel da Capeta e até cabines de karaokê!

Visite Olinda

O tour em Olinda lhe permitirá desfrutar da melhor comida de Recife. Você também pode aproveitar a viagem para visitar marcos históricos, como igrejas, capelas e conventos.

Você passará por edifícios antigos e jardins deslumbrantes. Olinda pertence à região metropolitana do Recife, localizada a 6km da capital do estado. 

Deu para perceber que a capital de Pernambuco é bastante animada e conta com diversas atrações e os melhores passeios turísticos que você pode conhecer gastando pouco. São lugares históricos interessantes, além de uma vida noturna animada. Vale a pena conhecer o Recife

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem