Afinal, como fazer o marketing de um aplicativo? Certamente essa é a dúvida de muitos profissionais mobile que pesquisam sobre marketing para apps

homem segurando celular

Com a expansão do mercado mobile, os aplicativos assumiram um grande protagonismo na estratégia de divulgação das empresas. Mas antes de investir na divulgação, é preciso conhecer sobre as técnicas do marketing digital. 

O mercado atual não sobrevive mais apenas  do marketing tradicional, mas depende também da publicidade e demais estratégias voltadas para apps. 

A tecnologia tem tornado os aplicativos cada vez mais interessantes e úteis para o dia a dia do usuário. Por isso, para se destacar neste mercado cada vez mais concorrido, saber como fazer o marketing de um aplicativo é uma aposta certeira.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue aqui e saiba como aplicar essas estratégias para o seu negócio!

Como fazer o marketing de um aplicativo do zero?

Para explicar melhor sobre como fazer o marketing de um aplicativo desde as primeiras etapas, separamos algumas dicas essenciais.

O marketing para apps tem um papel fundamental para os negócios, principalmente nos dias de hoje. O número de usuários mobile é muito maior que na web, o que indica uma aposta certeira para gerar lucros.

Por isso, aprenda como fazer o marketing de um aplicativo do zero:

celular mostrando vitrine de loja virtual

1. Conheça seu público-alvo

O passo fundamental para qualquer negócio é definir qual o seu público-alvo. É preciso saber com quem você irá se comunicar com o usuário para assim apresentar a abordagem da melhor maneira. 

Conhecer a mente dos usuários e como eles usam o seu aplicativo revela muito sobre as ações necessárias para manter ou melhorar as métricas do app.

Estudos mostram que 38% das pessoas desinstalaram um aplicativo logo após fazerem o download. Isso porque não se sentiram satisfeitos com a ferramenta. 

Portanto, conheça quem você quer atingir com o aplicativo e tenha mais sucesso nas estratégias de marketing. 

2. Ofereça seu app para Android e iOS

O seu aplicativo precisa ser encontrado nas app stores para Android e iOS. Você pode pensar “ah, mas isso é tão óbvio”. Na verdade, nem tanto. 

Algumas pessoas desenvolvem apenas um sistema operacional, o que pode ocasionar um “limbo” entre os usuários. Além disso, é preciso também estudar alguns outros pontos das apps stores, como:

  • Ao buscar um nome para o seu aplicativo, vale pesquisar nas lojas para analisar se há apps com nomes parecidos;
  • Faça uma logo diferente em relação a esses concorrentes, porque ajuda o usuário a identificar que aquela logo é o do seu;
  • Faça uma boa estrutura com palavras-chaves na hora de descrever seu app no processo de publicação. Você pode usar a ferramenta Google Trends e Keyword Planner;
  • Sempre responda os comentários e avaliações do seu app, para um melhor posicionamento de seu app nas lojas. 

3. Fique atento às mudanças e novidades do mercado

O mercado passa por constantes mudanças, não importa se é o tradicional ou o online. Por isso, ficar atento a essas novidades é fundamental para quem trabalha com apps. 

Os líderes de cada segmento buscam inovações para se destacar dos concorrentes e atender também às necessidades dos usuários, que mudam com o tempo. 

Por isso, fique ligado sempre nas mudanças, adequando as estratégias para que elas continuem sendo eficazes para atrair e manter os usuários. 

Assim, você não precisará gastar tempo e recursos em uma campanha, com o risco de chegar ultrapassada até o público. Saber como fazer o marketing de um aplicativo melhora o desempenho dele perante o público. 

4. Invista nas redes sociais para divulgação

As redes sociais já fazem parte da vida das pessoas. Portanto, o seu app não pode ficar distante dessa realidade.

Invista nas redes sociais para ficar mais próximo de seu público e divulgar as funcionalidades de seu app. Estar presente no celular ajuda a criar uma relação mais forte não apenas com os usuários, mas também para manter a retenção deles. 

Além de divulgar as funcionalidades, tenha um foco maior na experiência dos usuários. A UX é uma grande aposta nos dias de hoje e tem buscado colocar o consumidor em primeiro lugar.

jovem acessando as redes sociais pelo aplicativo do celular

Acompanhe as métricas do aplicativo

Por último, acompanhe as métricas do seu aplicativo antes de tomar qualquer decisão em relação às estratégias de marketing.

Esse resultado mensurado mostra a realidade do desempenho do app. Assim é possível entender se está atendendo às necessidades, se há um número alto de instalações, taxa de rejeição, entre outros pontos importantes. 

Dessa forma, você sabe quais estratégias estão funcionando, onde deve mudar e investir em melhorias, quais as mudanças de estratégia, que linguagem adotar e muitas outras atitudes a se tomar em relação ao app. 

Afinal, como fazer as pessoas baixarem meu app?

Para que o usuário chegue ao passo do download, o marketing para apps precisa estar bem delimitado e garantir que a ferramenta ganhe a atenção dos usuários

Em relação à comunicação, além do que falamos até aqui, pode ser feito com algumas medidas importantes, como:

  • Uma boa descrição;
  • Um ícone chamativo;
  • Resposta nos reviews dos aplicativos.

O que é importante é estar atento sempre e seguir todos os passos de como fazer o marketing de um aplicativo do zero.

Com essas dicas, o pontapé inicial foi dado! Você consegue construir uma divulgação melhor, além de ter retornos positivos com todo esse investimento.

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