Descubra a diferença entre Criador de Conteúdo e Influenciador Digital. Saiba quais são as principais características e como cada um deles desempenham o seu papel no marketing digital.

O Instagram está repleto de fotos e vídeos produzidos por bilhões de pessoas espalhadas em todo mundo.

Mas não é porque alguém tem em mãos um smartphone, que isso signifique que ela seja um influenciador ou criador de conteúdo.

Na prática, é muito diferente. Até ser considerado um, será necessário muito talento, esforço e reconhecimento.

A propósito, criador deconteúdo digital e influenciador são duas coisas diferentes.

Exatamente! É comum existir confusão entre os dois termos. Muitos pensam neles como se fossem a mesma coisa, mas existem diferenças entre influenciadores e criadores de conteúdo.

Ser capaz de identificá-los é importante para saber exatamente com que se está trabalhando, incluindo no que eles são bons e em que pontos estão aquém.

Embora existam diferenças entre criadores de conteúdo e influenciadores, eles também podem ser os mesmos.

Exatamente isso. Você pode colaborar com criadores de conteúdo influentes que não apenas sabem como usar a câmera, mas também têm muitos seguidores para promover sua marca.

Mas, primeiro, você precisa saber como distinguir entre influenciadores e criadores de conteúdo.

Use este guia para entender a diferença entre criadores de conteúdo e influenciadores.

Criadores e influenciadores de conteúdo: quais são as diferenças e semelhanças?

Assim como um quadrado pode ser um retângulo mas um retângulo não pode ser um quadrado, os criadores e influenciadores de conteúdo funcionam de forma parecida.

São duas coisas completamente diferentes, mas têm algumas sobreposições.

Sim, em alguns casos, você também pode encontrar criadores-influenciadores de conteúdo. Vamos analisar as diferenças primeiro. 

Criadores de conteúdo

Os criadores de conteúdo produzem conteúdo. Simples demais? Então vamos detalhar mais um pouco.

Os criadores de conteúdo são conhecidos por criar conteúdo de qualidade profissional que realmente encanta seus espectadores.

Os criadores de conteúdo incluem fotógrafos, escritores e artistas que você pode encontrar nas mais diversas plataformas digitais.

Essas pessoas criam por causa do conteúdo, elas não produzem conteúdo exclusivamente para ganhar seguidores ou construir uma comunidade de fãs.

Por exemplo, qualquer pessoa pode tirar fotos do seu pet. Mas a Suki Cat consegue registrar imagens belas e realmente impressionantes dos seus pets.

Seu belo trabalho chama atenção de modo que ela possui muitos seguidores em seu Instagram.

Nesse sentido, conteúdos produzidos com alta qualidade tendem a atrair mais seguidores que conteúdos comuns, embora isso não seja uma regra para ser um criador de conteúdo.

Então como dito, os criadores de conteúdo não estão em busca de seguidores e curtidas como recompensas pelo seu trabalho.

O que eles desejam é mostrar o seu trabalho, e as reações recebidas (seguidores e curtidas) são apenas o lucro da sua exposição.

Sendo assim, fixe em sua mente que ser criador não é necessariamente ter o envolvimento do público, mas sim ter um belo conteúdo.

Influenciadores

O influenciador digital é diferente do criador de conteúdo porque se concentra no envolvimento do público e na construção de uma comunidade de fãs.

Ele tende a ter muitos seguidores/inscritos que atendem suas recomendações.

Os influenciadores geralmente são youtubers e usuários do Instagram. Seu conteúdo pode não ser de alta qualidade como os dos criadores de conteúdo, mas com certeza atraem muita atenção.

Então, sim, de certa forma, influenciadores também são criadores de conteúdo.

O ponto principal é que a qualidade desse conteúdo varia de pessoa para pessoa.

Enquanto os criadores de conteúdo se concentram na arte, os influenciadores criam uma rede para conectar seus fãs podendo inclusive influenciá-los em suas decisões de consumo.

Quando uma marca precisa aumentar sua popularidade com um determinado público, ou receber mais cliques e vendas, os influenciadores são uma boa opção.

Eles promovem diretamente a marca ou produto para seu público usando sua influência, ao contrário dos criadores de conteúdo, que produzem ótimos conteúdos sobre o produto.

Os prós e contras dos criadores de conteúdo vs. influenciadores

Os criadores de conteúdo e influenciadores geralmente são confundidos como a mesma coisa. Embora eles tenham algumas semelhanças, eles têm diferenças importantes.

Dependendo da necessidade de uma marca, a parceria pode vir a ser com criador de conteúdo em vez de um influenciador, ou vice-versa.

Vamos analisar as vantagens e desvantagens dos criadores de conteúdo e influenciadores.

Vantagens do criador de conteúdo

O criador de conteúdo é a opção perfeita quando se quer terceirizar as fotos, vídeos e muito mais. As vantagens desse profissional são:

  • Conteúdo de qualidade : este é o principal motivo para trabalhar com um criador de conteúdo. A qualidade de seu conteúdo é de alto nível.
  • Talento multifacetado : os criadores de conteúdo tendem a ser muito flexíveis. Se você contratar um fotógrafo, ele provavelmente saberá como editar e adicionar elementos de design gráfico à fotografia também.
  • Melhor custo/benefício : Um criador de conteúdo economiza tempo e dinheiro para o contratante, aproveitando a experiência de outra pessoa enquanto o contratante se concentra em administrar o negócio.

Desvantagens do criador de conteúdo

Embora os criadores de conteúdo façam criativos de nível profissional para sua empresa, eles têm algumas desvantagens:

  • Menos oportunidades promocionais: os criadores de conteúdo não têm a influência sobre os seus seguidores que os influenciadores têm. Se o objetivo for promover um produto para os seguidores do criador, é menos provável que obtenha bons resultados.
  • Desentendimentos: Uma parceria com um criador de conteúdo inexperiente pode resultar em muitos problemas. Por causa das expectativas pode ocorrer mal-entendidos que atrasam o projeto. Por isso, é importante contratar um bom profissional.

Vantagens do influenciador

Os influenciadores podem não saber como criar um conteúdo de alta qualidade como os criadores, mas têm um uma forte influência sobre os seusseguidores.

Quando se faz parceria com um influenciador experiente, é possível obter benefícios como:

  • Aumento de popularidade : quando se acessa a rede de um influenciador, se obtém a confiança de um influenciador, criando um atalho para mais conversões.
  • Ganha mais seguidores/visitantes/inscritos : A parceria com um influenciador pode aumentar o número de integrantes de uma comunidade em plataformas digitais ou atrair mais tráfego para um website.
  • Segmentação por nicho específico : pode-se optar por um influenciador de um determinado setor ou nicho para se conectar com mais clientes mais rapidamente.

Influenciadores desvantagens

Assim como é com os criadores de conteúdo, os influenciadores também apresentam algumas desvantagens, sendo elas:

  • Conhecimento limitado de conteúdo : Os influenciadores entendem as pessoas, não o conteúdo. Embora alguns influenciadores dominem com habilidade a produção de conteúdos, alguns influenciadores não têm essa mesma vantagem.
  • Menor custo/benefício : quando se contrata um influenciador, é necessário fazer o trabalho difícil para garantir que o público dele seja realmente seduzido e receptivo à mensagem da divulgação. 

Conclusão

Como você viu, existe uma confusão natural entre criadores de conteúdo com influenciadores. Alguns influenciadores também são criadores de conteúdo, e alguns criadores de conteúdo se tornam influenciadores.

Tanto os influenciadores quanto os criadores de conteúdo fazem parceria com marcas, mas produzem resultados de marketing muito diferentes.

Compreender as principais diferenças entre influenciadores e criadores de conteúdo é importante para saber exatamente o que optar na hora de contratar um.

Saber escolher as pessoas com o conjunto de habilidades e conhecimentos certos para expandir seu alcance e gerar interesse poupa muitos problemas e amplia as oportunidades de obter sucesso.

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