A cesária ao contrário do parto normal exige um pouco mais de cuidados, principalmente acerca da cicatrização e na prevenção de complicações após o parto.

Alguns cuidados da mulher podem ajudar na recuperação mais rápida da cesária, porém, cada mulher tem seu tempo hábil. Em média demora seis meses para o corpo da mulher se recompor da cirurgia, por isso a importância de adotar pequenos cuidados diários.

Entenda a seguir quais são os principais cuidados da mulher ao se recuperar de uma cesária, algumas dicas práticas podem evitar complicações futuras. Confira!

Evite esforços diários 

Os principais cuidados após a cesária são os esforços diários, onde nas primeiras 6 semanas ela precisa evitar as tarefas domésticas, exercícios intensos na academia, dirigir ou pegar peso nos primeiros 20 dias.

O período após o parto deve ser dedicado ao bebê realizando a amamentação, cuidados básicos e investindo em bem estar para a mulher.

A ajuda de uma pessoa durante o resguardo é bem importante, principalmente, para que a mulher se dedique aos cuidados com seu corpo e bebê.

Faça exercícios de forma leve

Após o segundo dia depois do parto a mulher já pode começar a fazer exercícios leves, como uma caminhada de cinco minutos diários. 

Nesse tempo também não deve pegar peso, sendo que a partir das 6 semanas da recuperação da cesária a mulher já pode realizar exercícios físicos como caminhadas. Contudo, deve-se pedir autorização ao médico, principalmente se quiser fazer exercícios em casa.

Cuidados com a cicatriz da cesária

O uso de cinta pós-parto ajuda a diminuir as chances do acúmulo de líquidos na região da cicatriz, causando assim, a seroma uma complicação após a cesária.

Para diminuir o inchaço da cesária é recomendado que use compressas de gelo sobre a cicatriz, use uma bolsa de gelo ou pano para proteger a pele. 

Uma dica para aliviar a dor e o inchaço é colocar a compressa de gelo a cada 4 horas, deixando a compressa sobre a cicatriz por 15 minutos.

As pomadas cicatrizantes são indicadas após a retirada dos pontos da cesária, por isso, é bem importante consultar o seu médico para prescrição do medicamento.

Invista em uma alimentação saudável

Para contribuir com a cicatrização e saúde da mulher após a cesária, invista em uma alimentação rica em proteínas como feijão, ovos, arroz, frango e entre outros alimentos saudáveis.

Além disso, invista em alimentos ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes que vão contribuir com o bom funcionamento do intestino e cicatrização.

Beba água regularmente, isso ajuda tanto na cicatrização como também, na produção de leite materno. É recomendado beber de 2 a 3 litros por dia, junto de uma alimentação saudável com frutas, verduras e proteínas.

Saiba que os cuidados e atenção com a região da cesariana são indispensáveis ao longo dos anos, pois a Endometriose na cicatriz da cesárea pode apresentar seus sinais após 2 anos e meio depois do procedimento. 

Portanto, não deixe de visitar seu médico com frequência e relate qualquer anormalidade que possa perceber após a cesariana.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem