Conjuntos infantis, macacões, bodies de bebê e calças são itens essenciais.

O nascimento do bebê é um momento repleto de felicidade e entusiasmo para toda a família. Mas para os pais de primeira viagem, muitas dúvidas podem surgir, principalmente quanto às peças que as crianças mais usam nos primeiros meses de vida.

cabide com roupas de recem nascido

Mesmo diante das inúmeras opções de roupinhas de bebê unissex no mercado, a tarefa de escolher as peças para o enxoval nem sempre é tão simples quanto parece. Nos primeiros meses de vida, as crianças costumam crescer muito rápido e a chance de vestir uma peça de roupa poucas vezes ou até mesmo nem usar é grande.

A escolha das roupas para os recém-nascidos depende do crescimento da criança e também das estações do ano. O material também é importante de ser observado; opções em algodão sustentável evitam reações alérgicas causadas pelo uso de agrotóxicos. 

No geral, existem algumas peças indispensáveis no enxoval de qualquer neném, como os conjuntos, macacões e body de bebê.

Conjuntos infantis

bebe vestindo roupas de recem nascido conjunto

Os conjuntos infantis, também usados na saída da maternidade, são ótimas opções para o enxoval dos primeiros meses de um bebê. As peças garantem a praticidade na hora de colocar e tirar, o que é essencial para os pais nessa etapa da vida da criança. 

A dica para os primeiros meses é investir em quatro ou seis conjuntos. Em relação ao material, é possível encontrar uma grande variedade, mas o mais recomendado é optar pelos de lã fria ou de linho que, por serem tecidos naturais, lidam melhor com as variações de temperatura. 

Macacões

Recem nascido vestindo um macacao

Uma das peças clássicas do vestuário infantil, o macacão pode ser bastante útil nos primeiros meses de vida. Por se tratar de uma peça só, facilita os pais na hora das trocas de fralda que podem ser mais frequentes nessa fase. 

Vale a pena apostar em modelos com zíper, pois costumam ser mais práticos do que as peças fechadas por botões.

O ideal é compor o enxoval com cerca de quatro macacões nos tamanhos PP ou RN (recém-nascido). À medida que a criança for crescendo, o tamanho e a quantidade de peças podem ir aumentando. 

Body de bebê 

Recem nascido vestindo um body

Assim como os macacões, os bodies de bebê também oferecem praticidade no dia a dia. Além disso, a peça de roupa pode ser usada tanto no verão quanto no inverno, uma vez que pode ser de manga curta ou longa. 

Um modelo interessante é o body kimono, prático para pais de primeira viagem e para bebês que ainda não sabem sentar. A peça é vestida com a criança deitada e fecha como um casaco, sem a necessidade de erguer o neném para passar sua cabeça pela gola.

Em relação ao tecido, a dica é investir em algodão, que proporciona mais conforto ao bebê e, por ser natural, se adapta aos climas quentes e frios. A quantidade das peças e modelos depende da região, mas o enxoval pode iniciar com seis bodies de manga longa e seis de manga curta.  

Calças

calca de recem nascido

As calças também compõem a lista de itens que não podem faltar. É possível encontrar opções com ou sem pé, mas ambas são essenciais para o dia a dia. As peças podem ser usadas por cima dos bodies, com camisetas e até mesmo apenas com as fraldas. O modelo e como a peça será usada depende do clima e da preferência dos pais. 

A quantidade indicada para as calças é a mesma dos bodies, pelo menos seis, independente do modelo da peça. Uma dica é optar por calças que possuem cós e barras dobráveis, pois podem ser usadas por mais tempo, acompanhando o crescimento do bebê.

O que evitar nos primeiros meses? 

Ao se deparar com a variedade de produtos em lojas infantis, muitos pais acabam comprando peças que nem sempre serão úteis no dia a dia do bebê e, por esse motivo, podem ser evitadas nos primeiros meses. 

As camisetas ajudam a compor visuais, mas, nessa fase, não são muito usadas. Caso haja o desejo de comprar peças do tipo, a dica é investir em pequenas quantidades, já que as crianças crescem rapidamente e os itens podem não ser bem aproveitados.

Roupas feitas com tecidos planos, como jeans, linho e peças de alfaiataria não são recomendadas para bebês pelo desconforto que proporcionam. Além disso, o investimento costuma ser alto em relação ao pouco uso.

Nessa fase da vida, não vale a pena investir em sapatos e tênis, pois causam desconforto para as crianças. A dica é investir em meias para cobrir e proteger os pés. 

Alguns modelos de macacões e bodies também devem ser evitados. Peças com capuz, botões nas costas, laços ou outros enfeites podem não ser confortáveis e até machucar os bebês. Entre as roupas que têm algum tipo de fechamento, prefira aquelas com botões de pressão no ombro, nas pernas ou na frente.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem