Recusa de estatuetas, envelopes confusos e boicote ao prêmio: confira as 7 gafes no Oscar de maior visibilidade na história da premiação

Anualmente é realizada a cerimônia do Oscar em Los Angeles premiando os melhores filmes, atores, diretores e toda indústria cinematográfica. E temos certeza de que a nova edição trará à imprensa e aos fãs de cinema muitos motivos para discussão. 

Nesse ínterim, lembramos quais as gafes no Oscar que mais chocaram o público em toda a história da existência do prêmio.

Micos e gafes no Oscar que ficaram na história

Como todos sabem, receber uma estatueta do Oscar é uma das maiores honrarias que os envolvidos nas produções de cine-dramaturgia podem receber. A cerimônia anual envolve muita gente importante, as maiores estrelas da atuação e os melhores diretores em um ambiente de luxo e requinte e mesmo com todo esse status de super estrelas, eles não estão livres de eventuais micos e gafes.

 

Confira agora 7 gafes no Oscar que deram o que falar

1936 - O primeiro caso de recusa 

Em 1936, durante uma cerimônia, o roteirista Dudley Nichols abandonou a estatueta em solidariedade ao Hollywood Writers Guild, que nunca foi reconhecido pelo sindicato oficial. Foi a primeira vez na história que alguém não aceitou o cobiçado troféu, essa gafe no Oscar repercutiu por muito tempo.

1940 - Preconceito Racial e E o Vento Levou

Em 1940, a atriz afro-americana Hattie McDaniel ganhou o prêmio por seu papel como Mammy (Mamãe) em E o Vento Levou. Apesar de tão alta avaliação, no corredor ela estava sentada em uma área especial para negros, o que causou enorme descontentamento na sociedade.

Confira o momento que a atriz é anunciada como vencedora e recebe a estatueta:

1973 - Marlon Brando e os índios americanos 

Em 1973, uma ativista indígena americana substituiu Marlon Brando para receber o prêmio por seu papel em O Poderoso Chefão. Ela afirmou que o ator, indignado com a opressão dos índios no cinema, recusa a estatueta. 

 

1993 - Richard Gere e Tibete 

Um dos principais defensores das celebridades do Tibete, Richard Gere, fez um discurso inflamado no Oscar de 1993. Em vez de palavras tradicionais e combinadas, ele repentinamente falou sobre a tragédia dos monges budistas exilados e a violação dos direitos humanos na China. 

2000 - Beijo de Angelina Jolie e seu irmão

Poucas pessoas se lembram dos vencedores do Oscar em 2000, mas o beijo apaixonado de Angelina Jolie e James Haven na pós-festa ainda é lembrado. Então o público foi incitado por esse truque atrevido de parentes. Aliás, naquele dia, a atriz recebeu o tão esperado prêmio por seu papel no filme, Vida Interrompida.

 

2016 - #SoWhiteOscar

Indicados ao Oscar 2016 de melhor ator: Bryan Cranston ('Trumbo'), Matt Damon ('Perdido em Marte'), Michael Fassbender ('Jobs'), Eddie Redmayne ('A Garota Dinamarquesa'), e Leonardo DiCaprio ('O Regresso') (Foto: Reuters)

Indicadas ao Oscar 2016 de melhor atriz: Brie Larson ('O Quarto de Jack'), Saoirse Ronan ('Brooklyn'), Charlotte Rampling ('45 Anos'), Jennifer Lawrence ('Joy'), Cate Blanchett ('Carol'). (Foto: Reuters)

 

Após o anúncio dos indicados à premiação em 2015, um escândalo estourou: pelo segundo ano consecutivo, os afro-americanos não foram representados em indicações de prestígio. Essa gafe no Oscar desencadeou o movimento #SoWhiteOscar foi lançado online com pedidos de boicote à cerimônia até que as regras de seleção sejam revisadas. 

 

2017 - Erro com resultados

No momento em que a indicação principal de "Melhor Filme" foi anunciada, "La La Landa" já tinha seis estatuetas, então ninguém se surpreendeu que o próximo "Oscar" fosse para a equipe musical novamente. Porém, mais uma gafe no Oscar marcou a edição, depois que os representantes do filme subiram ao palco, descobriu-se que havia um erro e os apresentadores pegaram o envelope errado. O verdadeiro vencedor foi Moonlight.

Assista ao vídeo da reviravolta que deixou todos surpresos: 

Essa foi a nossa lista e se você se lembra de alguma outra gafe no Oscar, mico ou momento marcante conta pra gente nos comentários.

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem