As profissões na área da saúde costumam ser as primeiras opções de muitos estudantes, que inclusive buscam cursos gratuitos. Isso se deve não só pelos salários e pelas oportunidades, mas também pelo aumento da expectativa de vida da população.

sala de hospital com tres medicos examinando paciente

Além da tradicional área de Medicina, outras profissões se destacam nas escolhas para o futuro dos estudantes. Odontologia e fisioterapia são dois exemplos.

Mas é importante que a pessoa que deseja ingressar na área da saúde tenha algumas características fundamentais, como ser empática, querer ajudar o próximo e gostar do campo das ciências biológicas

As vantagens de trabalhar na saúde são diversas, ainda mais com a grande demanda no mercado e com as oportunidades de crescimento profissional. 

Se você ficou interessado em conhecer quais são as principais atuações no ramo, continue aqui e conheça as profissões na área da saúde que estão em alta!

Boa leitura. 

Por que as profissões da área da saúde são populares?

Quatro medico unidos de maos dadas

Antes de abordar especificamente o que fazem as profissões na área da saúde, vamos entender o porquê delas serem populares. 

Como pontuamos, a saúde é uma área que tem constante demanda de profissionais. Com a pandemia, a necessidade de atendimento em larga escala aumentou drasticamente. 

Precisamos destacar também os bons salários oferecidos para os profissionais. Não faltam oportunidades, especialmente para quem está disposto a atuar em regiões mais remotas no Brasil.

Ou seja, é um excelente campo para quem busca não só se especializar, mas também ganhar acima da média no mercado de trabalho brasileiro. 

Quais são as 7 profissões na área da saúde em alta?

Em 2021, mesmo que existam muitas carreiras nesse ramo, houve uma maior procura de algumas em relação a outras.

Por isso, confira quais são as 7 profissões na área da saúde mais procuradas entre os estudantes:

Enfermagem

A Enfermagem é um campo que encanta muitas pessoas por contribuir no trabalho de outros profissionais da área da saúde, que trabalham em hospitais, clínicas e postos. 

Sua atuação é humanizada e exige dedicação, graças ao contato direto com o paciente em ocasiões como higiene, medicação, alimentação, curativos, entre outros. 

Farmácia

Ao realizar um curso na área de Farmácia, os estudantes aprendem tudo sobre a composição e produção de medicamentos, além de outros produtos como cosméticos e alimentos industrializados.

Um farmacêutico também orienta os consumidores em relação a como utilizar remédios. Ele também analisa reações de diferentes substâncias no organismo, fazendo exames e demais análises clínicas.

O campo de atuação está nas farmácias, laboratórios e nas indústrias de alimentos e cosméticos. 

Fisioterapia

Dois medicos fisioterapeutas auxiliando paciente

Um fisioterapeuta identifica e trata problemas ortopédicos que tiveram diferentes causas, como doenças adquiridas, acidentes, alterações genéticas ou vícios de postura, por exemplo. 

O papel do profissional é a prevenção e o tratamento das lesões por meio de exercícios, massoterapia e outras técnicas específicas. Assim, desenvolve-se e restaura a capacidade funcional e física dos pacientes.

Medicina

Não se fala em profissões na área da saúde sem citar os médicos. Por isso, o curso de Medicina está entre os mais concorridos nas universidades do país

Um médico é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças, promovendo a saúde e o bem-estar do paciente. 

A graduação em Medicina habilita os estudantes para trabalharem como clínicos gerais. Mas se desejarem ser especialistas em uma determinada área, precisam fazer pós-graduação e residência. 

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo trabalha em conjunto a outros profissionais para diagnosticar, tratar e prevenir dificuldades na comunicação humana relacionado à fala.

É um profissional que costuma trabalhar com parceiros de outras áreas da saúde, como fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas e psicólogos. 

Uma pessoa especialista em Fonoaudiologia pode trabalhar em hospitais, consultórios, clínicas, escolas, entre outros locais. 

Odontologia

A saúde bucal está em evidência. Por isso, a Odontologia vem ganhando espaço no mercado profissional. 

Aliado ao apelo estético, como o clareamento e lentes de contato dental, muitas pessoas buscam esses profissionais para investir no sorriso. 

O dentista é responsável pelo cuidado com a cavidade bucal. Ele realiza cirurgias, procedimentos de limpeza, entre outras tarefas importantes para o cuidado com a boca e dentes. 

Entre as profissionais na área da saúde, uma pessoa formada em Odontologia pode trabalhar em consultórios particulares, hospitais, cooperativas ou também de outras maneiras.

Técnico em Radiologia

Profissional tecnico em radiologia examinando raio x

O cargo de técnico em Radiologia está em alta no ranking das profissões na área de saúde.

A demanda por um profissional habilitado na área é grande. Por isso, os cursos no ramo preparam os profissionais para auxiliarem pacientes na realização segura do exame.

O técnico em Radiologia tem a função de avaliar as imagens obtidas e manipulá-las. Essa etapa é muito importante para que o médico consiga definir o diagnóstico adequado com base em um exame bem feito.

Além disso, o profissional também pode trabalhar com radioterapia e procedimentos da medicina nuclear.

Conclusão

Todas as profissões da área de saúde são promissoras. Por isso, quem quer seguir essa carreira, pode investir sem medo. 

Ao mesmo tempo em que trazem enorme prestígio e reconhecimento, as profissões na área da saúde também exigem um perfil adequado para o profissional que vai atuar no ramo. 

Investir nesse ramo trará não apenas bons ganhos financeiros, como também ajuda à sociedade em uma demanda que não para de crescer. Mas a melhor parte em tudo isso é o reconhecimento próprio, por exercer um trabalho em prol do bem coletivo

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem