Os panos de cozinha e toalhas são itens fundamentais em qualquer cozinha e sempre queremos modelos novos e criativos, o que permite um investimento em panos e toalha para bordar de cozinha. Claro, existem lojas que vendem esses produtos já prontos. No entanto, se você gosta de artesanato, pode aprender a bordar toalhas para obter modelos criativos e, até mesmo, gerar uma nova renda.

Toalha para bordar dicas de desenho de cozinha

 

Qual é a melhor toalha para bordar?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a toalha para bordar de cozinha não são todas iguais. No mercado, a composição do tecido pode ser diferenciada entre durabilidade, textura e absorção de água. As principais toalhas que podemos destacar são: algodão, linho, blends, e microfibras. Nesse caso, pode-se dizer que o tecido de algodão é o melhor, isso porque possui alta capacidade de absorção de água, seguido do tecido de linho, que possui maior resistência à abrasão e mais durabilidade do que o algodão.

 

Toalha para bordar, qual fazer?

O artesanato é uma terapia, uma forma de se expressar por meio de cores e detalhes. Por isso, os panos de prato e toalhas bordados à mão são uma forma de você fazer um modelo personalizado para usar em casa, ou até mesmo dar a alguém uma lembrança especial para decorar a cozinha.

Após escolher a melhor toalha para bordar, resta selecionar um tipo de bordado. Os bordados mais usados ​​para panos de cozinha bordados à mão são: ponto cruz, vagonite, crochê e patchwork. 

 

Como bordar a toalha com ponto cruz?

O ponto cruz é famoso pelos quadrinhos com linhas cruzadas, formando desenhos bonitos e coloridos. Este é um processo fácil de fazer, mas requer atenção porque todos os quadrados devem ser cuidadosamente calculados durante o bordado. Como a toalha para bordar fica exposta no fogão, nos armários da cozinha e na mesa, elas devem ser esteticamente agradáveis.

 

Como bordar a toalha em vagonite?

Vagonite é um dos bordados de pano mais fáceis de fazer, sendo indicado para iniciantes. Caracterizado por um desenho geométrico, o bordado deve ter várias cores de linha. A escolha depende da sua preferência. 

Caso tenha dificuldades, aconselha-se treinar o bordado em um pedaço de tecido qualquer. 

 

Como bordar toalha em Patchwork?

O Patchwork é uma técnica muito clássica que exige mais habilidade e criatividade, pois você precisará cortar tecidos de cores e padrões diferentes para formar o desenho do pano de prato. De modo bem básico, essa técnica consiste em separar diversos retalhos e costurar na máquina. 

 

Máquina de bordar toalha

A máquina de bordar panos de cozinha é um método prático que permite criar toalhas personalizadas e criativas para aquele almoço especial de domingo. Basta escolher o desenho, a cor do fio, e acompanhar o bordado no pano da máquina para ter certeza de que tudo sai conforme o planejado.

Apesar de custar, aproximadamente, R $5000,00, às máquinas de bordado são um ótimo investimento para quem pretende abrir seu próprio negócio. 

 

Dicas de como usar toalhas bordadas na cozinha

Pode-se dizer que revestimentos, armários e eletrodomésticos são os principais itens no projeto da cozinha. Porém, na realidade, seu ambiente só ficará bem decorado quando harmonizar os utensílios, os pratos, os panos de prato e a toalha para bordar de cozinha. 

Toalhas bordadas podem fazer uma grande diferença na decoração da cozinha, garantindo um charme a mais na hora de saborear o seu café. Esses fragmentos podem ser colocados em suportes na parede, no fogão e na mesa de jantar, balcão e outras mesas. Eles podem até fazer conjuntos, incluindo designs inspirados na estação ou na próxima data festiva, como a Páscoa ou o Natal.

 

Como se inspirar?

Entre diversas cores, modelos e formatos de bordados, escolher o desenho ideal é um passo muito importante. Por isso, a internet pode se tornar uma grande aliada, já que há diversas fotos de bordados autênticos, criativos e, até mesmo, mais tradicionais, bem como orientações que auxiliam no processo. 

 

Dicas de desenho

Toalhas de cozinha bordadas podem apresentar os mais diversos designs. Há, por exemplo, a toalha bordada com especiarias e raminhos de chá, possibilitando um desenho mais delicado. 

Há também desenhos de rosas, margaridas, girassóis e as mais variadas flores, o que traz um ar florido e alegre à cozinha. Ou, ainda, com galinhas, galos, coelhos e patos, design mais tradicional. É possível combinar também com alimentos, como maçãs, pêssegos e cerejas, e com utensílios, como potes, potes e talheres.

Ou, até mesmo, bordar nomes e frases inspiradoras e otimistas, dependendo da intenção, o que torna a peça muito mais especial. 

Esses itens bordados são quase sempre feitos de branco, bege ou outros tons claros. Mas desenhos gráficos nele com linhas de cores vivas também resultam em um contraste bem equilibrado. E, neste caso, cuidado com as fitas, pois elas não resistem ao contato com muito calor. 

Se você gostou das nossas dicas de toalha para bordar e já quer começar o próximo desenho para o seu jogo de toalhas de mesa ou panos de prato, curta e compartilhe!