O termo sustentabilidade tem um significado crescente em nossa vida diária. Conservar o mundo é uma questão que envolve toda e qualquer reação da vida diária, mesmo quando se trata da cozinha sustentável de uma casa.

A sustentabilidade é um modelo de negócios eficiente e econômico, criando benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Ao renovar ou mesmo construir um novo plano, fazer resoluções que levam em conta esta tendência pode acrescentar ainda mais custo ao seu trabalho. Em conclusão, sustentabilidade é uma palavra-chave hoje em dia, não é?

Balcao marrom de uma cozinha sustentável

Como ter uma cozinha sustentável?

Fazer de sua cozinha um ambiente sustentável é muito mais fácil e barato do que você imagina.

Uma cozinha sustentável é consciente do desperdício que produz. Em outras palavras, o objetivo é ser zero plástico e zero desperdício. Tudo nele é criado para minimizar sua própria pegada ecológica.

Embalagens desnecessárias e mil sacolinhas não têm lugar aqui. Somente coisas boas para nós e para o mundo têm acesso a este lugar. É daqui que provêm os deliciosos alimentos e os resíduos recicláveis ou orgânicos. Confira as 5 dicas para uma cozinha sustentável;

Dica 1: Usar produtos que consomem menos energia e água

Procure fornecedores, materiais, revestimentos, acabamentos e produtos que tenham menor impacto ambiental em sua produção e utilização.  Desde aparelhos que levam o selo PROCEL - Programa de Conservação de Energia Elétrica - até torneiras economizadoras de água.

Dica 2: Deixe os alimentos descongelarem naturalmente

Entendemos que é bastante agradável usar o forno microondas para descongelar carne e outros alimentos. No entanto, estamos falando de um desperdício desnecessário de eletricidade. Deixe os alimentos descongelarem naturalmente.

Dica 3: Invista em lâmpadas fluorescentes

Descartar o uso de lâmpadas incandescentes e substituí-las por lâmpadas fluorescentes ou LED, que são a melhor escolha por terem uma vida útil mais longa, e se aplicadas de 2 a 5 horas por dia, uma lâmpada incandescente rígida dura cerca de 8 meses, enquanto um LED pode durar até 25 anos.

Dica 4: Investir em alimentos orgânicos

Quando você compra alimentos orgânicos, você está contribuindo diretamente para a preservação do mundo. Em conclusão, tais produtos não utilizam pesticidas ou outros agentes químicos. 

Dê preferência aos produtores locais, pois é uma forma de ajudar a economia de sua área, além de evitar os poluentes que são emitidos pelo transporte de tais itens. 

Se você puder, também vale a pena optar por um jardim doméstico, outra alternativa econômica e bastante sustentável.

Dica 5: Dar preferência aos filtros de água

Os recipientes de água mineral têm vida bastante curta e têm que ser descartados após um período definido de uso ou desgaste. Esta eliminação leva a inúmeros inconvenientes em termos de embalagem, reciclagem e custos operacionais. Portanto, deve ser dada preferência ao uso de um bom purificador de água.

balcão da cozinha sustentavel bagunçado com alimentos e utensilios

Como organizar a cozinha de uma forma sustentável?

Iluminação natural e ventilação; dê prioridade à iluminação natural e à ventilação em sua cozinha. Isso economiza o consumo desnecessário e excessivo de eletricidade através do uso de lâmpadas, ventiladores e ar condicionado.

Garrafas de vidro; vamos começar com o básico. É hora de substituir as garrafas plásticas. Escolha garrafas de vidro que possam ser reutilizadas para toda a vida. Além de serem sustentáveis, você pode usá-las para outras bebidas, pois não deixam cheiro ou sabor uma vez que são bem lavadas.

Fogão e geladeira não se misturam; planejar o layout da cozinha para que a cozinha e a geladeira fiquem longe uma da outra.

Por quê? Simples: o fogão aquece a geladeira, que, ao mesmo tempo, tem que "trabalhar" mais para manter a geladeira fria, gerando mais consumo de eletricidade.

As bolsas plásticas também devem ser reduzidas ao mínimo.

O plástico leva cerca de 500 anos para se decompor e não pode ser continuamente reciclado na indústria. Faça uma coleta separada e separe o lixo seco em uma caixa de papelão.

O lixo orgânico tem a possibilidade de ser colocado em um saco grande: melhor um saco grande do que 30 sacos pequenos de shopping center, certo?

Como manter uma limpeza sustentável?

Uma boa administração doméstica é importante para a saúde, porque viver em um ambiente seguro, saudável e confortável é uma das bases para uma vida sustentável.

A cozinha é um dos lugares mais frequentados da casa. E não estamos nos referindo apenas à existência de seres vivos: outros organismos vivos também gostam de passar por ela, pois é o lugar com o maior suprimento de alimentos.

Portanto, uma das dicas mais importantes de limpeza é limpar a cozinha com mais frequência do que os outros cômodos da casa

Alguns itens a considerar, especialmente na cozinha, são esponjas, toalhas de cozinha e tábuas de cortar.

Apesar de seu pequeno tamanho, uma esponja poderia carregar fungos e um grande número de germes e problemas alimentares se não fosse limpa ou armazenada adequadamente.

cozinha sustentavel na cor azul

Use um pano para manter cada área limpa e sanitizada após o cozimento com um sanitizante sustentável.

Esta é uma das dicas de asseio que ajudam a remover as bactérias dos alimentos, pois também ajuda a manter formigas e baratas longe de qualquer resíduo deixado na pia ou na bancada.

Essas pragas domésticas têm o potencial de conter vários germes e também têm o potencial de causar asma e alergias em várias pessoas.

Sabão e água

Nada como sabão e água para uma limpeza completa. Você não precisa de mil e um produtos de limpeza para ter sua cozinha limpa e cheirando bem.

O detergente neutro, por exemplo, desengordura, remove manchas e, portanto, limpa a pia da cozinha.

Você, por sua vez, economiza tempo, dinheiro e o meio ambiente.

Produtos de limpeza naturais

Os produtos de limpeza industriais têm o potencial de serem radicalmente tóxicos uma vez que vão pelo ralo, o que contribui para a poluição da água. 

Você pode usar produtos naturais biodegradáveis e até mesmo produtos de limpeza e desengordurantes caseiros.

Use esfregões à base Vegetal

Os esfregões clássicos ainda são feitos de derivados de petróleo. Use esfregões biodegradáveis à base de vegetais que podem ser reutilizados - basta fervê-los em água - e são mais sustentáveis ao descartá-los.

Cozinha sustentável com fogão embutido

Prestar atenção ao consumo de eletrodomésticos

Você sabia que desligar aparelhos como o forno, microondas ou máquina de café pode economizar até 5% em sua conta de eletricidade?

O consumo de energia se tornou recentemente uma preocupação para muitas famílias. Não apenas por razões econômicas, mas também por causa da consciência ambiental.

Naturalmente, isto está nos levando a repensar certos hábitos de consumo, como o de aparelhos elétricos de alta potência. Em seguida, verifique certos produtos que podem ser facilmente substituídos por outros mais econômicos:

pratos de salada na cozinha sustentável

Conclusão

Existem dezenas de maneiras de tornar uma cozinha sustentável, desde a matéria-prima escolhida até a forma em que o plano teve sua origem em primeiro lugar. Isso nos lembra que as pessoas procuram cada vez mais estarem em harmonia com a natureza.

Gostou do post? Deixe nos comentários quais itens sustentáveis você usa na sua cozinha!

Poste um Comentário

Amigo leitor, deixe o seu comentário :)

Postagem Anterior Próxima Postagem